O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam) pretende lançar, ainda neste mês, o projeto “Cidade Limpa” em Imperatriz. A campanha será desenvolvida em parceria com as secretarias municipais de Infraestrutura (Sinfra) e de Educação (Semed). A informação foi prestada à reportagem pela presidente do Commam, Ivanice Cândido.
Ela explicou que o projeto é resultado do crescimento econômico de Imperatriz, principalmente os setores da construção civil e da prestação de serviços. “Nós observamos os esforços da Secretaria Municipal de Infraestrutura em manter a cidade limpa, mas temos que trabalhar a conscientização da comunidade de Imperatriz”, aconselha.
Ivanice Cândido observa o acúmulo de lixo em alguns pontos estratégicos da cidade, como por exemplo, o Calçadão, a maior praça comercial localizada na Avenida Getúlio Vargas, no eixo central de Imperatriz. A área registra diariamente um grande fluxo de pessoas, onde se deparam com o problema.
“A população necessita fazer sua parte, pois somente o poder público não conseguirá resolvê-lo, embora tenha disponibilizado agentes de limpeza, serviço de recolhimento de lixo e depósitos”, assinala ela, que considera necessária a realização de uma ampla campanha de conscientização da comunidade, inclusive com o apoio dos jornalistas e radialistas de Imperatriz.
A presidente do Commam observou ainda que “a comunidade não tem o hábito de depositar em locais apropriados o lixo que é dispensado, jogando-o em vias públicas e prejudicando o meio ambiente”. “Temos observado que todo material consumido é dispensado ali no Calçadão”, contou.
Campanha
Ela faz um apelo à comunidade para que mude o hábito de jogar resíduos em meio à via pública, buscando depositá-lo em locais apropriados, evitando dessa forma o acúmulo de lixo doméstico nas ruas e avenidas de Imperatriz. “Nós temos outro exemplo que é a Avenida Beira-Rio, local de intenso movimento de pessoas, mas que falta conscientização ambiental”, finalizou. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14521
Comentários