Limpeza pública em Imperatriz é tratada com seriedade

Domingos Cezar

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam) apresentou a seus pares o projeto ‘Campanha Cidade Limpa: sua atitude faz a diferença’, que tem como tema ‘Cidade limpa não é a que mais se varre, é a que menos se suja’. A presidente do Conselho, Ivanice Cândido, diz que o projeto conta com o aval da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra).
De acordo com Ivanice Cândido, em datas programadas e anunciadas, os moradores retiram os materiais inutilizados em suas casas e deixam nas calçadas para serem levados pelo carro do lixo. Entre os descartes, estão restos de construção, entulhos diversos, móveis e lixo que estão acumulados nos quintais, os quais, consequentemente, vão parar nas ruas.
Para a presidente do Conselho, “a importância do resgate da paisagem e limpeza é fundamental para que Imperatriz seja vista como ela realmente é”, frisa Ivanice Cândido, ressaltando que “devemos mostrar o respeito pelo espaço urbano, pelo patrimônio histórico e pela integridade das edificações, ruas e demais espaços em nossa cidade”.
O projeto Cidade Limpa, conforme seus idealizadores, tem como objetivos corroborar com o processo de educação ambiental, na mitigação do entupimento dos esgotos, transformar a escola em um posto de entrega voluntária e sensibilizar e conscientizar os alunos, educadores, pais e comunidade para os problemas ambientais da atualidade.
Visa, ainda, estimular a compreensão sobre cidadania, incentivar novos hábitos através de palestras ecologicamente corretas e estimular a coleta seletiva. “O interessante do projeto é a inter-relação e mobilização de vários segmentos da sociedade e que, para resolver o problema do perigo do lixo nas vias urbanas, precisa resolver problemas sociais, educacionais e ambientais”, observa Ivanice.
O projeto tem a finalidade, ainda, de oferecer aos moradores qualidade de vida e, ao mesmo tempo, promover a proteção ao meio ambiente e conscientizar a população sobre a limpeza das ruas, incentivando a sustentabilidade e combater a proliferação de animais e insetos que possam oferecer risco à saúde pública como a dengue, bem como o entupimento dos bueiros.

Orientações - A campanha, que será lançada em breve, orienta os moradores a não jogar lixo ou animais mortos em vias públicas ou em outros locais impróprios; não descartar lixo doméstico nas caçambas de entulho espalhadas pela cidade, uma vez que o entulho é descartado em locais diferentes do lixo doméstico, não tendo o mesmo tratamento.
Orienta reduzir o lixo, consumindo menos produtos, optando por aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos, a reutilização dos produtos, comprar carnes de procedência conhecida, separar lixo seco do úmido, colocar o lixo nas lixeiras das ruas nos dias de coleta e reciclar ou enviar para reciclagem seu material para uma cooperativa de catadores de resíduos sólidos.