Domingos Cezar
O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam) ganha um novo aliado na execução do projeto “Cidade Limpa”. Trata-se da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), cujo titular, José Fernandes Dantas, se comprometeu em fornecer todas as mudas de árvores frutíferas e nativas que se fizerem necessárias.
A informação foi prestada pela bióloga Ivanice Cândido Falcão Almeida, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), a qual garante que a divulgação do projeto terá início durante a realização do carnaval 2013. “Vamos fazer uma ampla divulgação do projeto no que diz respeito à conscientização das pessoas a não jogarem lixo nas ruas”, afirma Ivanice.
De acordo com a presidente do Commam, a Seaap possui em seu viveiro cerca de 150 mil mudas de árvores frutíferas e nativas, das quais milhares serão cedidas para o projeto Cidade Limpa. As mudas, segundo informa Ivanice Cândido, serão doadas, inicialmente, às escolas para serem plantadas na área externa.
O Conselho, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) vai plantar, de imediato, cerca de duas mil mudas nas mais diversas ruas da cidade. “O projeto já foi abraçado pelo secretário Roberto Alencar (Infraestrutura e Serviços Públicos), que está nos prestando todo apoio necessário”, garante a bióloga.
O projeto Cidade Limpa, conforme informa Ivanice Cândido, será levado à classe empresarial para que as empresas possam participar de sua execução. “Para tanto, as empresas podem doar, quanto quiser, grades de proteção das árvores com os nomes e logotipos das empresas em forma de publicidade”, afirma.
Ivanice Cândido observa que as empresas interessadas em participar do projeto Cidade Limpa devem procurar a sede do Conselho, situada na Avenida Dorgival Pinheiro, 1400, Imperatriz Shopping, 2º Andar, visando firmar essa parceria.
“A participação das empresas, das instituições, escolas, universidades, associações, sindicatos, a comunidade em geral, é de fundamental importância para o sucesso desse projeto”, afirma Ivanice Cândido, ressaltando que o propósito do projeto é tornar a cidade mais arborizada, limpa e digna de se viver.
Comentários