Domingos Cezar
Sob a presidência da bióloga Ivanice Cândido Falcão Almeida, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAM) realizou sua primeira reunião do ANP na tarde da última sexta-feira (27). Em pauta vários assuntos, entre estes a discussão da Resolução Nº. 001/2011, que regulamenta a extração, armazenamento e transporte de areia e seixo do rio Tocantins.
De acordo com a presidente, o Conselho tem recebido muitas denúncias dando conta que os empresários do setor continuam a transportar areia molhada pelas ruas, além de armazená-la em locais inadequados. Ivanice Cândido lembrou que “apesar de sermos cobrados pela população, o Conselho fez sua parte na resolução desse problema, agora esperamos uma ação da Secretaria de Meio Ambiente”.
Representante da Defesa Civil no Conselho, a bióloga Elaine Cristina da Silva afirmou que os empresários do setor não estão respeitando a Resolução do COMMAM, pois continuam extraindo areia em cima das praias do Cacau, do Meio e do Goiás. Elaine Cristina observou, entretanto, que a Defesa Civil já comunicou esta ação ao secretário Enéas Rocha, que prometeu convocar e multar os que não querem respeitar a lei.
Por sua vez, o engenheiro Luciano Davanso Pechoto, que representa o CREA no COMMAM, observou que se multiplicou o número de extratores de areia, os quais estão ocupando desordenadamente as margens do rio nas proximidades da ponte Dom Gregory. O também engenheiro Luis Salani, secretário executivo do Conselho, propôs ao Conselho redigir um relato minucioso dessas irregularidades para encaminhar à Sepluma.
O secretário municipal de Esporte, Neto da Ampere, compareceu à reunião para propor uma parceria com o COMMAM na realização de uma gincana ecológica, que possivelmente acontecerá no rio Tocantins. Neto garantiu que está articulando a criação do Conselho Municipal de Esporte “para que possamos ir em busca de recursos, pois pretendemos construir no mais breve espaço de tempo um ginásio esportivo em Imperatriz”, disse Neto, que ganhou a parceria do Conselho de Meio Ambiente.
Comentários