Domingos Cezar
O Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM) realizou no final da tarde da última sexta-feira (9), no auditório do Shopping Imperatriz, sua 17ª reunião ordinária, encerrando assim suas atividades neste ano. Na ausência da presidente Ivanice Cândido Falcão, a reunião foi conduzida pela vice-presidente Maria da Piedade Oliveira da Silva, a qual oportunizou a todos a avaliarem as ações do órgão durante este ano.
A vice-presidente facultou a palavra ao membro Domingos Cezar, ambientalista que representa a Fundação Rio Tocantins no Conselho, o qual destacou o XXIII Encontro sobre o Corredor Centro Norte, realizado no dia 11 de novembro passado, no Centro de Convenções de Imperatriz, promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte – ADECON, com apoio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, ACII, Vale e Prefeitura de Imperatriz.
O conselheiro reclamou da ausência de seus colegas em tão importante encontro, que tratou, mais uma vez, sobre o tão antigo e propalado projeto da hidrovia Araguaia/Tocantins. Domingos Cezar centrou na palestra do diretor geral da ANTAQ, Fernando Antonio Brito Fialho, que na ocasião abordou a palestra “Infraestrutura e Transportes Aquaviários”, falando da necessidade da instalação desta importante hidrovia, mas ressaltando “a necessidade de se construir novas hidrelétricas no rio Tocantins”, com o que não concorda o ambientalista.
“Espero que, no próximo ano, os colegas conselheiros estejam mais atentos para acompanhar eventos como este, bem como fiscalizar mais de perto as licenças ambientais que estão sendo expedidas pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, para que não venhamos a receber críticas destrutivas da sociedade que acredita em nosso trabalho”, alertou Domingos Cezar.
Em seguida, a vice-presidente Maria da Piedade da Silva colocou em votação a Resolução Nº. 01/2011, que regulamenta a extração, armazenamento e transporte de areia e seixo no rio Tocantins, que foi aprovada por unanimidade. Os membros presentes aprovaram, por fim, o calendário de 2012, o qual, para o Conselho, tem início dia 26 de janeiro – Dia da Educação Ambiental – e no dia 27, com a realização da 18ª reunião ordinária do Conselho Municipal do Meio Ambiente.
Confraternização – A partir das 11h deste domingo (11), os conselheiros voltam a se reunir, mais desta feita não para trabalhar, mas para um almoço de confraternização com familiares e convidados da direção do COMMAM. Para a solenidade festiva, que acontecerá no Náutico Clube de Imperatriz, às margens do majestoso rio Tocantins, a presidente Ivanice Cândido de Lima pretende contar com as presenças de todos os conselheiros que durante todo o ano trabalharam em prol de um ambiente sadio e equilibrado.
Comentários