O projeto visa manter a cidade limpa com a participação da comunidade

Domingos Cezar

A ação denominada "Proposta Educativa: Escola Limpa/Escola Verde", do projeto Cidade Limpa, será apresentada aos estudantes, professores, empresários e representantes de instituições públicas e privadas. O evento acontece nesta sexta-feira (22), a partir das 09h15, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, situada na Rua Dom Pedro II, Praça União.
A solenidade de lançamento, conforme informa a bióloga Ivanice Cândido Almeida, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), contará com a presença do prefeito Sebastião Madeira, secretários municipais, membros do Conselho, professores, estudantes, ambientalistas e pessoas que se preocupam com a qualidade de vida da cidade.
O evento pretende mobilizar as empresas para que estas possam patrocinar lixeiras que serão instaladas estrategicamente pelas ruas, avenidas e praças de Imperatriz. Na ocasião, a diretoria do Commam entregará um certificado de reconhecimento ao ato de cidadania dos proprietários dessas empresas, a exemplo da Maquisul, que participou de todas as campanhas inerentes à coleta de lixo e plantio de árvores.
O Conselho tem como propostas realizar uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sepluma) e com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), em cumprimento ao código de postura e leis do trânsito e a lei Nº. 1.068/03, que trata da questão das faixas e placas fixadas irregularmente nas árvores.
Objetiva ainda elaborar um projeto de lei para disciplinar e regulamentar os diversos tipos de publicidade que venham contribuir, de uma forma ou de outra, com o aspecto paisagístico da cidade. Também vai levar em conta a questão dos rios e riachos que se encontram poluídos por resíduos sólidos arrastados pelas águas da chuva ou que são lançados diretamente em seus leitos.
A poluição atmosférica causada por queimadas inadequadas de pneus velhos, lixo acumulado nas ruas e em terrenos baldios, chaminés de cerâmicas, empreendimentos que trabalham com produtos químicos em locais inadequados, tudo isso incomoda os membros do Commam, razão da busca de parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura.
As ações a serem realizadas no projeto Cidade Limpa, como bem frisa a bióloga Ivanice Cândido, contemplam a realização de blitz educativas nas ruas da cidade com a colagem de adesivos em carros e motocicletas; realização de palestras temáticas e seminário com a comunidade escolar, empresas públicas e privadas, distribuição de cartilhas educativas, arborização urbana, instalação de lixeiras e execução dos projetos Escola Limpa, Escola Verde e Feira Limpa.
Orientações - O Commam orienta as pessoas a não jogar lixo em locais impróprios; não descartar lixos domésticos nas caçambas de entulhos espalhadas pela cidade, reduzir o lixo, reutilizar um produto para uma nova utilidade, separar seu lixo em secos e úmidos, colocar o lixo nas lixeiras das ruas apenas nos dias de coleta, reciclar ou enviar lixo para reciclagem e doar seu material para uma cooperativa de catadores de resíduos ou para alguém que recolha esse material nas ruas rotineiramente.