Domingos Cezar
A ação denominada "Proposta Educativa: Escola Limpa/Escola Verde", do projeto Cidade Limpa, será apresentada aos estudantes, professores, empresários e representantes de instituições públicas e privadas. O evento acontece nesta sexta-feira (22), a partir das 09h15, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, situada na Rua Dom Pedro II, Praça União.
A solenidade de lançamento, conforme informa a bióloga Ivanice Cândido Almeida, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), contará com a presença do prefeito Sebastião Madeira, secretários municipais, membros do Conselho, professores, estudantes, ambientalistas e pessoas que se preocupam com a qualidade de vida da cidade.
O evento pretende mobilizar as empresas para que estas possam patrocinar lixeiras que serão instaladas estrategicamente pelas ruas, avenidas e praças de Imperatriz. Na ocasião, a diretoria do Commam entregará um certificado de reconhecimento ao ato de cidadania dos proprietários dessas empresas, a exemplo da Maquisul, que participou de todas as campanhas inerentes à coleta de lixo e plantio de árvores.
O Conselho tem como propostas realizar uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sepluma) e com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), em cumprimento ao código de postura e leis do trânsito e a lei Nº. 1.068/03, que trata da questão das faixas e placas fixadas irregularmente nas árvores.
Objetiva ainda elaborar um projeto de lei para disciplinar e regulamentar os diversos tipos de publicidade que venham contribuir, de uma forma ou de outra, com o aspecto paisagístico da cidade. Também vai levar em conta a questão dos rios e riachos que se encontram poluídos por resíduos sólidos arrastados pelas águas da chuva ou que são lançados diretamente em seus leitos.
A poluição atmosférica causada por queimadas inadequadas de pneus velhos, lixo acumulado nas ruas e em terrenos baldios, chaminés de cerâmicas, empreendimentos que trabalham com produtos químicos em locais inadequados, tudo isso incomoda os membros do Commam, razão da busca de parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura.
As ações a serem realizadas no projeto Cidade Limpa, como bem frisa a bióloga Ivanice Cândido, contemplam a realização de blitz educativas nas ruas da cidade com a colagem de adesivos em carros e motocicletas; realização de palestras temáticas e seminário com a comunidade escolar, empresas públicas e privadas, distribuição de cartilhas educativas, arborização urbana, instalação de lixeiras e execução dos projetos Escola Limpa, Escola Verde e Feira Limpa.
Orientações - O Commam orienta as pessoas a não jogar lixo em locais impróprios; não descartar lixos domésticos nas caçambas de entulhos espalhadas pela cidade, reduzir o lixo, reutilizar um produto para uma nova utilidade, separar seu lixo em secos e úmidos, colocar o lixo nas lixeiras das ruas apenas nos dias de coleta, reciclar ou enviar lixo para reciclagem e doar seu material para uma cooperativa de catadores de resíduos ou para alguém que recolha esse material nas ruas rotineiramente.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14659
Commam apresenta proposta educativa como parte do projeto Cidade Limpa
O evento vai contar com as presenças de autoridades, professores, estudantes e ambientalistas
Comentários