Na manhã dessa sexta-feira (25), visitou as instalações onde vai funcionar o curso de Medicina da UFMA - Imperatriz uma comitiva formada pela comissão de construção e implantação do curso de Medicina dos campi Imperatriz e de Pinheiro - composta por docentes e representantes da UFMA e do MEC, o reitor da UFMA, Natalino Salgado; o diretor do CCSST, Marcos Fábio; o secretário de Estado de Infraestrutura, Luís Fernando Silva; o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e o seu vice Pastor Porto; o secretário de Infraestrutura, Roberto Alencar, os deputados Chiquinho Escórcio e Antônio de Pádua, os vereadores Esmerahdson de Pinho, Eudes, Richard e Caetana.
A comitiva visitou as instalações do campus Avançado, onde devem ser iniciadas as aulas no início de 2014 e a área onde já começou a construção do prédio do curso de Medicina. O prédio em construção terá oito salas de aulas, três laboratórios, uma sala de videoconferência, um auditório, duas salas de professores, uma sala de reunião, uma sala de arquivo e uma biblioteca.
O curso de Medicina vai oferecer 80 vagas, 40 por semestre no ano de 2014. A previsão para o início das aulas será no dia 28 de março do ano que vem. “O curso já é uma realidade na cidade, os estudantes poderão usar a nota desse Enem para ingressarem na Universidade. Os técnicos de laboratórios já foram selecionados e estão passando por treinamentos. Os professores farão o seletivo no próximo mês”, informou o reitor Natalino Salgado.
O diferencial desse curso de Medicina da UFMA está no modo como o aluno será inserido no contato com o cotidiano profissional. O estudante não estará vinculado somente a um hospital, já que a UFMA tem parceria com 32 Unidades Básicas de Saúde, com o Hospital Municipal de Imperatriz, com o Hospital Municipal Infantil e com o Hospital Regional Materno Infantil.
Com o número de estudantes universitários, faculdades e universidades que crescem e surgem em Imperatriz, a cidade vem sendo conhecida como um polo universitário. A chegada do curso de Medicina aumenta a visibilidade da cidade no cenário educacional do país e gera fundo econômico. “O prestígio que esse tipo de curso traz a qualquer região é memorável, por isso estou satisfeito com que vejo, e a prefeitura pretende doar mais terrenos para futuras ampliações”, avalia prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira.
A comitiva está na segunda visita técnica às instalações do prédio e fez um balanço positivo do crescimento da obra em relação à primeira verificação. “Esse curso de Medicina será um referencial em nível de Brasil, com o término das obras e com a parte pedagógica avançada como está, esperamos que em breve médicos estejam sendo formados pela Universidade”, enaltece o andamento das obras a membro da comissão de expansão do Ministério da Educação, Sandra Tibiriçá. (Ascom Imperatriz)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14839
Comentários