Com o objetivo de definir o calendário e os locais onde serão realizadas as oficinas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, PMGIRS, o comitê diretor reuniu-se na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Sinfra, na manhã de quinta-feira, 21. A empresa Alto Uruguai foi contratada para desenvolver o Plano, pré-requisito para construção do novo aterro sanitário. O comitê é composto por sete membros, cada um representa uma secretaria municipal. As capacitações serão realizadas em seis áreas de mobilização, sendo três da zona urbana e três da zona rural.
Com o tema "Gestão e Manejo dos Resíduos Sólidos", oficinas serão abertas ao público para que sejam ampliadas as discussões. Durante os encontros, equipes farão a leitura comunitária do Plano, para que as pessoas tomem conhecimento do que se trata o PMGIRS.
Calendário com datas, locais e horários das oficinas ainda estão sendo definidos, mas ocorrerão a partir de janeiro, em Coquelândia, Povoado 1.700, Lagoa Verde, Bacuri, Nova Imperatriz e Vila Nova.
O próximo passo é encaminhar ofícios para a diretoria dos espaços que sediarão as oficinas. "Trabalharemos em toda a cidade, já iniciamos visitando as zonas urbana e rural, fazendo mapeamentos para realizar as capacitações", destacou o membro do comitê, Jairo Sant'Anna.
Na reunião, também foram definidas instruções para compor o grupo de sustentação. Segundo Fábio Batista, também membro do Comitê, o grupo é um dos requisitos legais para a composição do Plano, pois ele "dá apoio às atividades e é composto por movimentos sociais, sindicatos, clube de mães, grupo de idosos, associação de moradores e outras entidades". (Sara Batalha - ASCOM)
Comentários