Raimundo Assunção, presidente do Sincoimp

As empresas interessadas em abrirem as portas no feriado da padroeira do Brasil (Nossa Senhora Aparecida) e Dia da Criança (12 de outubro) poderão funcionar até as 14h. A informação é do Sindicato dos Empregados no Comércio de Imperatriz, Sincoimp, que na manhã de ontem firmou acordo com o sindicato que representa a classe patronal.
Segundo o presidente do Sincoimp, Raimundo Assunção, a medida foi debatida em assembleia com a participação de associados. Por outro lado, a empresa que abrir as portas no feriado deverá reverter o dia trabalhado em folga, que deverá ser oferecida ao comerciário ainda no mês de outubro. No final do expediente, o trabalhador terá direito a receber um bônus de R$ 10,00. “Para abrir a loja, o comerciante deve procurar o sindicato para formalizar o funcionamento”, reforça Assunção.
Até o final da tarde de ontem, quatro empresas que investiram em artigos para a garotada haviam procurado o Sincoimp informando a abertura dos estabelecimentos no feriado. Assunção acredita que nos próximos dois dias mais empresas anunciarão o funcionamento. O descumprimento do acordo por parte dos proprietários de lojas resulta em multa de dez salários da categoria. (Hemerson Pinto)