Comércio de Imperatriz não funciona no Sábado de Aleluia

Raimundo Primeiro

Em virtude do feriado da Semana Santa, o comércio de Imperatriz não vai funcionar neste fim de semana. Ou seja, as lojas locais reabrirão suas portas às 8h de segunda-feira (28). O setor fica sem atividades durante o período em atendimento a determinação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assinada entre os sindicatos dos patrões (Sindicom) e dos trabalhadores (Sincoimp) no comércio de Imperatriz.
“Aos estabelecimentos abrangidos por esta Convenção que descumprirem quaisquer das cláusulas desta Convenção, fica fixada uma multa no valor de 01 (um) piso da categoria, que será dividida entre os dois sindicatos signatários desta CCT, na proporção de 50% para cada um, sendo que, quando a multa for aplicada pelo Sincoimp, o valor será destinado aos trabalhadores prejudicados”, informa a Clausula 23ª da CCT. 
Aumenta procura por produtos alternativos
As perspectivas de aumento para as vendas do comércio durante a Páscoa são positivas para lojistas e fabricantes de ovos caseiros em Imperatriz. De acordo com eles, o aumento, em comparação com mesmo o período em 2015, deve sofrer elevação de 7%. Diante da recessão econômica por que passa o país, o consumidor optou por produtos caseiros. Na ausência dos itens de primeira linha, eles estão buscando também produtos similares, comercializados por menores preços. “Estamos vivendo uma realidade totalmente diferente, os produtos mais em conta, baratos, estão na preferência das pessoas em nossa cidade”, comentou o vendedor Carlos Henrique.
A movimentação nos estabelecimentos que comercializam produtos para a Páscoa tem sido grande ao longo dos últimos. A tendência é de aumento, principalmente nos supermercados, tendo em vista a aproximação do almoço familiar, em comemoração a Páscoa, no domingo (27).
A reportagem percorreu alguns estabelecimentos comerciais da área central de Imperatriz, durante a manhã desta quinta-feira, e verificou in loco que a crise financeira também chegou ao comércio da cidade, fazendo com que lojistas realizem ações estratégicas de incentivo às vendas, despertando a atenção dos consumidores.
“Estou percorrendo o comércio, já entrei em algumas lojas e, agora, aqui, estou querendo levar os produtos para o almoço especial de domingo, com a família, em comemoração à passagem da Páscoa”, disse a dona de casa Mirtes Ferreira, que fazia compras no Mercado Municipal Vicente Fitz, o Mercadinho.
 Opinião compartilhada por Patrícia Torres, moradora do bairro Bacuri, quando decidiu ir até ao supermercado para, segundo ela, “comprar ovos de Páscoa e os produtos para o nosso almoço de domingo”, acrescentando que os produtos estavam elevados. “Os preços estão nas alturas”, disparou.