O comércio lojista de Imperatriz começará a partir desta segunda-feira um novo expediente, conforme acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho assinada entre os Sindicatos do Comércio Varejista, Auto Peças de Imperatriz e dos Comerciários. O horário especial atende a reivindicação dos lojistas em oferecer alternativas aos consumidores para adquirirem as compras do período natalino.
O horário obedece às cláusulas especiais do acordo, que determinou os seguintes horários para funcionarem em suas cláusulas e artigos. O horário natalino inclui os estabelecimentos comerciais abrangidos pela presente convenção de trabalho e serão cumpridos todo o período no mês de dezembro.
Na primeira semana, do dia 5 ao dia 10, o horário foi até as 20 horas, assim como do dia 12 ao dia 16. No sábado, ontem, o comércio funcionou até as 18:00 horas. Hoje, será fechado.
Já a partir de amanhã, o horário será da seguinte forma:
dia 19 (segunda-feira) ao dia 23 (sexta-feira), até as 22:00 horas; dia 24 (sábado), até as 20:00 horas.
Nenhum comércio abrirá suas portas, inclusive os supermercados e similares, no dia 25 de dezembro de 2011 (Natal).
O horário de funcionamento estabelecido na convenção não se aplica às empresas pertencentes à categoria econômica do SINDIPEÇAS, que funcionarão normalmente no período.
Por conta da jornada de trabalho dos empregados, a previsão legal do Art. 59 da CLT diz: “A jornada normal do trabalho pode ser prorrogada em até 2 horas diárias ou noturnas mediante acordo escrito, para empregados maiores de idade de ambos os sexos)”.
Os lojistas poderão instituir banco de horas de acordo com a CLÁUSULA VIGÉSIMA OITAVA desta CCT. Poderá ainda trabalhar com revezamento de turmas, desde que façam acordo por escrito com estes empregados.
Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Imperatriz, Wilson Maia, as duas primeiras semanas do horário especial natalino ficaram dentro das expectativas dos lojistas e deverão aumentar ainda mais as vendas a partir desta semana que antecede ao Natal. “Geralmente na semana que antecede ao Natal, o movimento no comércio aumenta e, com isso, as lojas aproveitam para oferecer descontos e promoções para atrair ainda mais os consumidores. E faço um alerta no sentido de que as pessoas não deixem para a última hora para fazerem suas compras dos presentes”, disse.