Raimundo Primeiro
Em Imperatriz, são muitas as vagas abertas nos setores do comércio para as vendas de fim de ano. Essa é uma época em que muitas empresas, principalmente as varejistas, procuram condições para trabalhar pelo período médio de três meses.
As contratações temporárias oferecem vantagens tanto para as empresas quanto para os estagiários que almejam uma vaga. “As empresas estão se estruturando para atender à demanda, pois o Natal faz o consumidor ir ao comércio e comprar”, observa o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, Francisco da Silva Almeida, o Chico Brasil.
Só em Imperatriz, informa o presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), Marconi Marques, mais de mil e duzentas pessoas serão contratadas para as vendas de Natal e Ano Novo. “Com a movimentação no comércio, a alternativa é acionar mais trabalhadores, abrindo espaço para os temporários”, pondera Marconi.
Em âmbito local, os números são promissores, pois enquanto a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA) prevê, entre outubro e dezembro, a geração de três mil empregos temporários no comércio do Estado, em virtude do forte fluxo de vendas durante o período de fim de ano, só o comércio de Imperatriz promoverá a colocação, mesmo que em caráter provisório, de um universo expressivo de trabalhadores no mercado de trabalho da cidade.
As principais lojas do centro comercial de Imperatriz, sobretudo as de departamentos, já treinaram e estão com equipes de funcionários temporários prontas. A maioria dos trabalhadores temporários entrou em ação na semana passada. “Aqui mesmo, em nossa loja, estamos com quatro novos colaboradores”, revela Marco Antonio, chefe de vendas de uma loja localizada na avenida Getúlio Vargas.
Em todo o Brasil, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de duzentas e nove mil vagas devem ser criadas durante o período de fim de ano agora em 2014.
Para lojas e outros segmentos beneficiados com o grande aumento da demanda no Natal, essa é uma boa oportunidade de capacitar os funcionários e selecionar aqueles que mais se destacam e que possuem os requisitos necessários para ocupar o cargo de maneira definitiva.
De acordo com a economista do SPC Brasil, Marcela Kawauti, apesar dos recentes indicadores sinalizarem que o consumo está perdendo força no País, é natural que o período natalino impulsione as vendas no comércio, já que, tradicionalmente, é a data de maior lucratividade para o varejo nacional. A especialista diz que “o tom predominante otimista do empresariado pode ser interpretado como uma esperança em recuperar as perdas que eles registraram ao longo do ano em outras datas comemorativas”.
Campanha “Sonho de Natal” desperta interesse de lojistas
Lançada na quinta-feira, 23 de outubro, a Campanha “Sonho de Natal” já movimenta o comércio de Imperatriz e região tocantina, com os lojistas aderindo ao projeto que tem por objetivo promover o aquecimento durante as festas de fim de ano, além de premiar consumidores e vendedores dos estabelecimentos comerciais participantes.
Agora em 2014, a campanha conta com o apoio da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e da Prefeitura Municipal de Imperatriz (PMI). O prefeito Sebastião Madeira (PSDB) manifestou-se favorável ao projeto, garantindo participação efetiva do governo municipal.
A Campanha “Sonho de Natal” objetiva impulsionar as vendas durante o período e fazer com que o sentimento de solidariedade esteja ainda mais vivo entre os consumidores que comprarem no comércio de Imperatriz e municípios vizinhos.
O Natal é considerado a melhor data comercial do ano, responsável por cerca de 40% do faturamento anual. Os lojistas interessados em participar da Campanha “Sonho de Natal” poderão obter mais informações sobre o projeto solicitando uma visita da equipe de vendas ou pelo telefone 99 2101-2626, CDL Imperatriz. (Raimundo Primeiro)
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