Marcone Marques: "Estamos otimistas em relação às vendas de final de ano"

Raimundo Primeiro

O comércio de Imperatriz já começou a contratar funcionários temporários para as vendas de final de ano, principalmente para o período que antecede o Natal, comemorado em 25 de dezembro.
O presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão, empresário Marcone Marques, observa com bons olhos as contratações temporárias. "Já começamos a recrutar o pessoal para as vendas de fim de ano, visando o preenchimento das vagas para os empregos de Natal e Ano Novo", acrescenta.
Marcone destaca, a propósito, existir em sua empresa, a Tok Bolsas, quatorze vagas, mas vem encontrando dificuldades para preenchê-las em razão da falta de preparo da mão-de-obra que deseja ingressar no mercado de trabalho. "Em nossa loja, temos várias vagas, mas, infelizmente, ainda não conseguimos preencher nenhuma, pois as dificuldades para encaixar essas pessoas nos quadros disponibilizados são grandes", pondera.
Outro aspecto importante enfatizado por Marcone é que as pessoas também não estão aparecendo, ou seja, os potenciais colaboradores permanecem distantes das vagas oferecidas pelo comércio local. "Continua em falta mão-de-obra no comércio imperatrizense".
Marcone lembra que o comércio de Imperatriz, a exemplo do que acontece em todo o país, não só contrata, como também qualifica. O empresário fala da importância dos diversos cursos e treinamentos promovidos pelo Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz (CDL). "Sempre contratamos pessoas que trabalham temporariamente, ou seja, o principal ponto das contratações temporárias é a possibilidade de efetivação. Muitas pessoas acabam permanecendo nas empresas, pois demonstram competência e determinação".
De acordo com levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o comércio brasileiro espera contratar duzentos e trinta e três trabalhadores temporários para as vendas de final de ano agora em 2013.
Apesar das adversidades anunciadas, o presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão diz que as vagas oferecidas no comércio de Imperatriz serão preenchidas até meados de novembro, tempo considerado suficiente de prepara para a equipe de colaboradores que vai atuar durante as vendas de final de ano.
Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que a maioria dos temporários, 91%, deve ter entre 18 e 34 anos. As vagas disponibilizadas são para os cargos de vendedores (32%), caixas (16%) e estoquistas (13%).