Marconi Marques: “As expectativas são otimistas e estamos preparados para as vendas”

Raimundo Primeiro

Contrariando as expectativas das principais regiões brasileiras, o clima é de aumento considerável nas vendas durante o período que antecede o Dia dos Pais, que será comemorado no domingo, 10 de agosto, no comércio de Imperatriz, principalmente na região central da cidade, com destaque para o Calçadão, principal área comercial da região tocantina.
As previsões são do empresário Marconi Marques, baseado na movimentação que vem sendo registrada no centro comercial. Na condição de presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), ele espera que o volume de vendas registradas durante o período, no cômputo geral, chegue a 8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em comum acordo, os lojistas do Calçadão prepararam uma programação especial para o Dia dos Pais, sobretudo levando em consideração as promoções. Ou seja, o objetivo dos empresários é despertar a atenção dos filhos, fazendo com que eles visitem as lojas do Calçadão nas próximas horas.
Desde as últimas horas da tarde de quinta-feira (7), conforme constatou a reportagem, o número de pessoas percorrendo o Calçadão animou os lojistas, que anunciam muitas novidades, inclusive a preços acessíveis, para que nenhum pai deixe de receber presente no próximo domingo.
“Estamos falando de uma data que tem ganhado, ao longo dos últimos anos, destacada importância”, diz Marconi Marques, confiante de que haverá real elevação nas vendas durante as próximas horas, o que vai enfatizar ainda mais a importância do Dia dos Pais em Imperatriz, levando um elevado índice de pessoas aos diversos setores comerciais.
As opções de presentes são inúmeras. Os principais, no entanto, segundo Marconi Marques, são os produtos eletroeletrônicos e os aparelhos de telefones celulares. Não esquecendo, evidentemente, dos calçados, confecções, entre outros, caso das bolsas para viagens e pastas executivas. “Aqui mesmo em nossa loja, as opções são muitas”, diz o líder lojista.
O empresário reafirma não ser uma das principais datas para o comércio em termos de vendas, mas, a exemplo de outras, como o Dia do Homem, em 15 de julho, vem sendo ultimamente muito lembrada e anunciada pelas grandes redes de varejo do país. Marconi Marques é categórico: “Vamos vender cerca de 8% a mais do que o mesmo período em 2013, estamos confiantes”.

Comprando presente
A dona de casa Marta Freitas já estava comprando o presente para o pai dela. Aproveitou para informar que estava comprando uma carteira e um cinto e, ainda no Calçadão, iria comprar uma calça e uma camisa. “Estarei presenteando uma das pessoas mais importantes da minha vida”.

Mensagem
“Estamos desejando aos pais de nossa cidade e região muita saúde”, frisa Marconi Marques, lembrando que pai não é apenas aquele que faz, mas que cria, educa, enfim, que ama. “Que o domingo seja de muitas festas, comemorações e alegrias nos lares de Imperatriz e região”, conclui.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, Francisco da Silva Almeida, o Dia dos Pais efetivamente incrementará as vendas do comércio local, tendo em vista o momento de crescimento por que passa a cidade. Pensamento compartilhado pelo administrador Paulo Henrique. “A cidade está crescendo e, igualmente, o poder aquisitivo de sua população”.
O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior, em nota, ratifica que o comércio varejista verificou diminuição nas vendas a prazo em todas as datas comemorativas do primeiro semestre de 2014. Motivos, segundo ele: “Fatores como a alta dos juros, que encarece o crédito, e a inflação elevada, que corrói o salário do consumidor, são determinantes para deixar o brasileiro mais cauteloso”.
A CNDL enfatiza que o Dia dos Pais tradicionalmente tem movimentado os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria.

Economia em ascensão
Diferente do cenário nacional, assim, a economia de Imperatriz reafirma-se como crescente, possibilitando perspectivas promissoras.