Presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão, Marcone Marques, destaca importância do “Varejo Competitivo”
Presidente da CDL Imperatriz, Francisco da Silva Almeida, assina contrato, na presença dos gestores do Sebrae-MA, Alysson e Márcia Maria
Gerente regional do Sebrae-MA, Danilo Lisboa, explica objetivos dos projetos
Empresários do varejo e da construção civil conhecem ações

Raimundo Primeiro

Imperatriz já conta com um projeto que tem por objetivo melhorar o comércio varejista da cidade, criado a partir de diagnóstico elaborado pelo Sebrae, em atendimento a pedidos de empresários do setor, com o apoio da CDL e Associação dos Lojistas do Calçadão.
Em solenidade concorrida, no início da noite de quinta-feira, 12, foi lançado o Projeto “Varejo Competitivo”, que será desenvolvido pela Unidade Regional de Imperatriz do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), por meio de parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC).
O gerente da UR de Imperatriz do Sebrae-MA, Danilo Lisboa Borges, informou, a propósito do evento, que o Projeto “Varejo Competitivo” tem por objetivo promover o fortalecimento da gestão das microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais, conhecidos por MEIs, por intermédio da melhoria nos controles gerenciais, marketing e na capacitação, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento e a sustentabilidade dos negócios.
Buscando levantar as principais necessidades dos lojistas do varejo na cidade, de acordo com informações, foi realizada, durante o período de 2 a 6 de fevereiro, análise da necessidade de mercado, por meio de questionário, respondido pelos empresários do setor.
O Projeto “Varejo Competitivo em Imperatriz” focará na melhoria da gestão empresarial, manutenção e conquista de novos mercados, desenvolvimento e inovação tecnológica, além de qualificação da mão-de-obra, tendo como base o ambiente favorável ao desenvolvimento de novos negócios no território do projeto, a manutenção do poder de compra do consumidor na região e continuidade da disponibilidade de linhas de crédito.
O Projeto “Varejo Competitivo em Imperatriz” terá o apoio, também, da Associação Comercial e Industrial (ACII), Prefeitura Municipal, instituições financeiras e será realizado durante o prazo de dois anos, conforme anunciaram os gestores da UR do Sebrae-MA. Durante o ato, a gestora de Projetos da instituição, Márcia Maria Ferreira, detalhou como as ações serão colocadas em prática, ressaltando a importância dos parceiros envolvidos.
O gerente da Unidade Regional de Imperatriz do Sebrae Maranhão, Danilo Lisboa Borges, informa que, a partir do acontecimento no Centro de Convenções, os empresários conhecerão todo o cronograma de ações, inclusive as consultorias e os eventos de capacitações que serão desenvolvidos durante a execução do Projeto “Varejo Competitivo”.
“Oportunidade imperdível e única para o setor das micro e pequenas empresas ter acesso a consultorias, praticamente gratuitas, com o apoio dos parceiros”, reafirma Danilo Lisboa.
Para o presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão, Marcone Marques, o Projeto “Varejo Competitivo em Imperatriz” é de fundamental importância, pois levará conhecimento aos empresários varejistas, visando fortalecer o comércio local. “Participaremos de um grande aprendizado, daí sua grande importância”, destaca o líder empresarial.
Por sua vez, o presidente da CDL Imperatriz, Francisco da Silva Almeida, ressalta como importantes os objetivos do projeto, tendo em vista que a missão é tratar de assuntos relativos ao planejamento, gestão, avanços tecnológicos e capacitação dentro do empreendedorismo, metas que contribuirão no processo de crescimento do varejo, através da sustentabilidade, hoje um dos principais gargalos no que se refere ao fortalecimento dos negócios.
Paralelamente, aconteceu o lançamento do projeto que visa trazer melhorias para a cadeia produtiva da construção civil na região tocantina. As duas solenidades foram realizadas no auditório do Centro de Convenções de Imperatriz (CCI), que ficou superlotado por empresários dos setores contemplados com o Projeto “Varejo Competitivo”.
Participaram representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação dos Lojistas do Calçadão, Associação Comercial e Industrial, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), prefeituras de Imperatriz e Estreito, Sebrae-MA, Sindicato da Construção Civil, além de empresários do varejo e da construção civil.
No final, aconteceu a assinatura de contrato, confirmando a presença das instituições e  empresários nos projetos. “Os dois projetos são vitais, pois promoverão as mudanças pelos quais o varejo e a construção civil estão passando”, concluiu Francisco Almeida, garantindo que a CDL estará efetivamente presente, participando e apoiando o projeto.