Desde ontem, consumidores pechincham nas lojas da cidade

Raimundo Primeiro

Expectativas também no comércio de Imperatriz em relação às vendas da Black Friday brasileira 2017, que acontece nesta sexta-feira (24), envolvendo os diversos segmentos da atividade econômica do país. Pesquisa do Google revela que a promoção deve movimentar R$ 2,2 bilhões em vendas.
No âmbito do varejo, as lojas da segunda maior cidade maranhense estão preparadas para a campanha promocional, que já se constitui numa das principais datas para o segmento, inclusive superando o Dia das Mães, quando as vendas melhoram significativamente.
O otimismo dos lojistas imperatrizenses acontece, principalmente, em virtude dos resultados da pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrando que 39% dos consumidores têm a intenção de fazer compras durante a Black Friday, ou seja, hoje.
De acordo com a pesquisa, 43% dos consumidores só irão às compras se os preços e descontos valerem a pena. Por outro lado, 39% pretendem gastar menos do que no último ano com produtos e o valor médio das compras deve ser cerca de R$ 378 a menos do que em 2016. O levantamento mostra que 63% dos entrevistados aguardam descontos acima de 40% e os produtos mais visados serão smartphones, celulares e roupas.
Em Imperatriz, os principais grupos de lojas de departamentos realizam promoções nesta sexta-feira, por ocasião da Black Friday, tendo como principal finalidade levar o consumidor ao comércio. As promoções especiais que acontecerão durante todo o dia são os principais atrativos. Os lojistas pensaram em tudo, inclusive no "comprador indeciso", conforme informou à reportagem de O PROGRESSO o gerente Marcos Henrique. "Estamos com estratégias, ele não foi esquecido [o consumidor que ainda tem dúvida em relação ao que vai comprar], pois temos produtos e preços especiais", reforça.
O empresário Francisco da Silva Almeida, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz (CDL), ressalta que, além das lojas localizadas nos diversos pontos comerciais da cidade, os estabelecimentos situados nos shoppings também estarão com promoções, aproveitando o momento promissor proporcionado pela Black Friday em nível local, por meio de anúncios em emissoras de rádios, tvs, jornais e sites.
O varejo imperatrizense de um modo geral acredita na Black Friday, segundo levantamento feito na manhã dessa quinta-feira em lojas locais. Calçados, bolsas, perfumarias e confecções, estão "acreditando no aumento das vendas", afirma a vendedora Heloísa Cardoso, acrescentando que "aqui em nossa loja, estamos prontos para a ação".

Lojas do Calçadão prontas para o "show de ofertas"
Por sua vez, o presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), empresário Manoel Marcone Marques, afirma que a Black Friday já é uma consolidada realidade para o comércio da Grande Imperatriz, tendo em vista o sucesso das primeiras edições da campanha promocional de incentivo às vendas. "Nossa cidade é mesmo diferente, reagindo às dificuldades e crescendo", observa.
O estudo do SPC e da CNDL revela que, entre os que pretendem comprar este ano, 72% consideram a data um momento oportuno para adquirir algo que estejam precisando com preços baixos. Já entre os que não pretendem comprar no evento, os principais motivos são falta de dinheiro (23%), considerar que o momento econômico não é favorável para compras (18%) e a crença de que a promoção anunciada não seja real (16%).
Nascido em Imperatriz, o Grupo Feirão dos Móveis decidiu entrar na Black Friday, realizando uma semana de promoções, vendendo produtos a preços especiais durante os próximos dias.
As lojas Tok Bolsas, por exemplo, estão com uma megapromoção em prática: a pessoa que comprar lá terá descontos que variam entre 10% e 50%. "O que vai aumentar ainda mais as condições de compras dos consumidores", declara o empresário Marcone Marques, proprietário.

Fique por dentro
A Black Friday é uma campanha de vendas realizada sempre na última sexta-feira de novembro. A ideia surgiu nos Estados Unidos e significa "Sexta-feira negra". No Brasil, o movimento foi adotado pela primeira vez em 2010. As expectativas em relação a inédita participação da CDL Imperatriz na ação, são positivas, tendo em vista os descontos e condições especiais de pagamentos oferecidos ao empresariado, buscando que mesmo possa integrar os quadros de associados ao SPC e, ao mesmo tempo, participar da Campanha "Natal Premiado CDL".

DICAS PARA OS LOJISTAS

Agora, confira algumas dicas levantadas por O PROGRESSO junto ao Sistema CDL, visando que os lojistas aumentem suas vendas durante a Black Friday 2017:

Capriche nos descontos
Algumas marcas já tiveram a imagem manchada por oferecer falsos descontos. Este é um ótimo momento para planejar descontos realmente incríveis. Deixe de lado os 5% ou 10% e faça ofertas que o consumidor perceba.

Avalie seu estoque
Uma das dúvidas é como oferecer descontos vantajosos, sem perder a rentabilidade da loja. Uma das estratégias é selecionar os produtos que tem menor giro de vendas ou que são menos atrativos e colocar um desconto considerável.

Motive sua equipe
Faça do dia da Black Friday um dia especial também para sua equipe. Aproveite para treiná-los antes, mostrando tudo o que está em promoção e os pontos fortes dos produtos que serão liquidados. Outra ação interessante é adotar uniforme específico sobre a data, como uma camiseta com a estampa da Black Friday, por exemplo.

Amplie e atualize sua base de clientes
Provavelmente você receberá muitos clientes em sua loja durante toda a sexta-feira. Aproveite o momento para atualizar sua base de dados com clientes já existentes e cadastrar aqueles novos.
Sucesso nas vendas, lojistas de Imperatriz e região!!!