Raimundo Primeiro
O comércio de Imperatriz esteve movimentado durante as últimas horas, em consequência da passagem do Dia dos Pais, comemorado em todo o país hoje (14), segundo domingo de agosto, com o comércio registrando melhora substanciosa nas vendas.
Em atendimento a determinação estabelecida entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores, o comércio de Imperatriz estará com suas portas abertas neste domingo das 8h às 13h, oportunizando a compra do presente para o papai às pessoas que não o adquiriram com antecedência.
Nos calçadões da Avenida Getúlio Vargas, o comércio estará com muitas promoções, esperando o comprador retardatário. Os lojistas entendem que muitas pessoas não compraram antes por diversos motivos, inclusive trabalho. A ideia também é poder atender aos visitantes e aos trabalhadores que atuam em outras cidades da região.
Os estabelecimentos comerciais, ainda em obediência ao acordo, funcionaram normalmente durante o sábado, fechando as portas às 20h. Em média, o consumidor gastará entre 20 a 50 reais. Os produtos mais procurados, conforme informaram os vendedores, estão sendo eletroeletrônicos, confecções, calçados e aparelhos celulares. “Muitas pessoas extrapolarão as previsões em termos de valores investidos nos presentes, destinando mais e comprando coisas a preços superiores”, observou o vendedor Vicente Fernandes.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, a exemplo do que fez ontem, também vai trabalhar em regime especial hoje, domingão de comemoração pelo transcurso do Dia dos Pais 2011. Ou seja, a entidade estará de prontidão para atender às lojas associadas que necessitarem de consultas relativas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Ontem, sua Central de Atendimento (CA) funcionou até ao meio-dia, recebendo o público em geral e prestando as orientações que lhes eram fornecidas.
Para o presidente da CDL Imperatriz, Francisco da Silva Almeida, mais conhecido por Chico Brasil, o comércio registrará aumento nas vendas próximo a 30% no Dia dos Pais em comparação ao mesmo período do ano passado.
A expectativa é de que as lojas superem o índice de crescimento de vendas em relação ao mesmo período no exercício anterior, fazendo com que os empresários varejistas fiquem ainda mais entusiasmados para os negócios que serão fechados com as vendas de Natal e Ano Novo.
“O SPC sempre permanece à disposição dos lojistas, prestando as orientações que garantam segurança no momento do fechamento da venda”, ressaltou Francisco Almeida. O líder lojista acrescenta que “a meta é evitar que o comércio local eleve o índice de inadimplência durante o Dia dos Pais 2011. Estamos com as melhores expectativas”.
“Eu vim até ao comércio hoje por motivo de viagem, pois estava trabalhando fora, no interior, portanto não tive como comprar o presente com antecedência”, disse a dona-de-casa Manoela Freitas, na manhã de ontem, quando percorria lojas do Calçadão, observando os produtos expostos, consultando os preços e, segundo ela, “procurando um presente diferente, que possa agradar mesmo o meu pai”.
O gerente geral da loja matriz do Armazém Paraíba em Imperatriz, que fica localizada na Avenida Getúlio Vargas, Dílson Alves, também se mostra confiante em relação às vendas do Dia dos Pais 2011. Para ele, na sua empresa, o índice não ficará abaixo dos 30%. “Sempre estamos confiantes e torcendo por melhorias, principalmente por se tratar de uma data importante, em que as pessoas estarão externalizando o que sentem pelos seus pais, o verdadeiro amor, comprando presentes que realmente consigam expressar tal sentimento”, reforçou.
Ainda na manhã desse sábado, logo depois das 10h, a reportagem percorreu algumas regiões do centro comercial de Imperatriz, indo até aos shoppings Timbira e Tocantins, verificando como estava a movimentação nos estabelecimentos comerciais desses locais.
A constatação foi de encontro às previsões para o período em termos de vendas. Ou seja, as pessoas já estavam começando a comprar os produtos para o almoço do domingo com os pais, em comemoração ao dia a eles dedicado.
Outro empresário que acredita “nas excelentes vendas com o Dia dos Pais em 2011”, conforme fez questão de destacar, é Emanoel Marconi. A Tok Bolsas funcionou ontem m produtos de qualidade e a preços compatíveis, oferecendo para as várias camadas da comunidade uma linha de ponta. Além de bolsas, outras coisas continuam esperando pelos compradores neste domingo.
Funcionamento dos shoppigns
O funcionamento das lojas dos dois shoppings centers de Imperatriz, o Timbira e o Tocantins, também será feito em horário especial neste domingão em comemoração ao Dia dos Pais 2011. Em nota expedida à imprensa, o síndico do Timbira, Luís Goberto Galvão Logrado, da Empresa Pérola Joias, destacou: “Levamos ao conhecimento que, neste domingo, dia 14 de agosto de 2011, Dia dos Pais, o Timbira Shopping Center estará aberto ao público no horário de funcionamento das 9h às 13”.
Por sua vez, o Shopping Tocantins vai abrir suas lojas das 10h às 22h. Na parte da tarde, aí entre 16h e 17h, é que as atividades estarão em franco movimento, com os espaços do centro de compras sendo visitados pelo público, seja para compras ou para o lazer.
Simonna Pequeno, gerente Controler do Shopping Tocantins, apesar do pouco tempo de funcionamento, as lojas estão registrando bons índices de vendas. E a tendência é de crescimento com a passagem do Dia dos Pais, já que uma programação especial espera pelos compradores.
Ou seja, a pessoa que fizer compras em alguma de suas lojas, receberá cupom para concorrer a automóvel Sandero zero quilômetro, cujo sorteio vai acontecer em 6 de setembro, uma terça-feira. Ela lembrou que, de segunda a sexta-feira, o funcionamento é das 10h às 22h. Já aos domingos e feriados, do meio-dia às 22h. O gerente de Operações é Israel Montenegro.
A Associação Brasileira de Shopps (Abrashop) prevê elevação de 9% das vendas dos shoppings centers durante o Dia dos Pais 2011.
Comentários