Marcone Marques, presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão

Raimundo Primeiro

Ao contrário das demais regiões brasileiras, as expectativas são de aumento nas vendas do comércio de Imperatriz durante o período que antecede o Dia dos Pais, que será comemorado domingo, 13 de agosto.
A informação foi passada à reportagem de O PROGRESSO pelo empresário Manoel Marcone Marques, diretor da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), na tarde de quarta-feira, 9.
“Não poderia ser diferente, pois estamos na segunda ‘capital do Maranhão’. Imperatriz é especial em todos os sentidos. Na economia, forte, o comércio anda na contramão da crise verificada ao longo dos últimos meses em nosso país”, reforça o dirigente empresarial.
Marcone concorda com os resultados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrando que o percentual de pessoas que devem ir às compras no Dia dos Pais é maior neste ano do que em 2016.
Realizado em todas as capitais brasileiras, o levantamento revela que 57% dos brasileiros têm a intenção de comprar presentes na data, o que representa um contingente de 86,1 milhões de brasileiros.
Por ser polo regional, Imperatriz é centro de compras para pessoas que residem em cidades até 300 quilômetros de distância, em dois estados: Tocantins e Pará. A cidade também fica distante cerca de 700 quilômetros de quatro capitais: São Luís (MA), Belém (PA), Teresina (PI) e Palmas (TO). “Por isso, somos fortes, o nosso comércio nunca para, resiste às crises”, reforça Marcone.
Sempre em ebulição, Imperatriz cresce, respira desenvolvimento e, segundo Marcone, continua despertando a atenção de empreendedores dos mais importantes centros de desenvolvimento do Brasil. Para ele, os governos estadual e municipal estão no caminho certo, colocando em prática alternativas que levarão a cidade e o Estado ao patamar de avanço esperado.
As previsões de Marcone, pela movimentação, indicam que o volume de vendas registradas durante o período chegue a 10%. “Teremos um Dia dos Pais diferente, melhor do que em 2015 e 2016”, reforça.
“Enquanto o Brasil reclama crise, nossa cidade, nossa região tem crescido muito. Imperatriz é referência educacional. Para cá, vieram estudantes de várias regiões. Os cursos de Medicina e Veterinária, por exemplo, contribuíram fortemente com o fortalecimento da economia local, pois seus estudantes estão comprando no comércio da nossa cidade”, conclui Marcone.
Gasto – A pesquisa mostra que o gasto médio do brasileiro será por volta de 120 reais. Entre os que vão gastar mais neste ano, 59% pensam em comprar um presente melhor. Já 45% acham que vão gastar mais porque os presentes encareceram de um ano para o outro.