Hemerson Pinto
No primeiro semestre, as apostas dos setores de calçados, confecções, joias, eletrônicos e outros ramos estão em datas como Dia da Mulher, Dia das Mães e Dia dos Namorados. No carnaval, alguns setores também podem comemorar boas vendas.
Mas no último semestre as fichas são depositadas primeiramente no mês de julho, quando boa parte das empresas injetam no mercado um percentual relacionado ao décimo terceiro salário; no mês de agosto com o Dia dos Pais, em outubro quando se comemora o Dia da Criança e em dezembro com as comemorações de Natal e Ano Novo.
O presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão, Marcone Marques, afirma que, apesar do momento econômico pelo qual passa o brasileiro, é possível prever aquecimento nas vendas no comércio imperatrizense.
“A crise afeta, mas não afeta tanto aqui em Imperatriz o quanto afeta em grandes capitais. No geral, isso é algo passageiro e aos poucos a gente vai conseguindo se sair. As três datas que restam para terminar o ano sempre são aguardadas. É necessário o empresário saber cortar despesas e investir em promoção para atrair o cliente”, explica.
Quanto ao feriado de 28 de julho, em comemoração ao dia em que o Maranhão aderiu à independência do Brasil, o empresário reconhece que é sinal de uma semana não muito boa para o comércio, que volta a funcionar na quarta-feira. “Mas é descanso para o trabalhador e para nós empresários”, afirma.
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