Considerado um dos principais eventos que comemoram a fundação de Imperatriz, a entrega da comenda Frei Manoel Procópio, realizada no último domingo (14), foi marcada mais uma vez pela emoção. O evento, realizado no espaço de eventos El Shaday, reuniu autoridades políticas, militares, profissionais de diversos segmentos, familiares e amigos dos agraciados.
A solenidade foi ampliada nos últimos anos com a entrega do Troféu Jurivê de Macedo e a distinção honrosa ‘Orgulho da Gente’. As três homenagens simbolizam o reconhecimento do município a 15 personalidades pelos relevantes serviços prestados à comunidade, que para o prefeito Sebastião Madeira, “contribuem na construção e desenvolvimento de Imperatriz”.
Troféu Jurivê de Macedo - Preparada para abrilhantar os 161 anos de Imperatriz, receberam o Troféu que lembra o trabalho do jornalista, professor e advogado Jurivê de Macêdo: o jornalista Marcelo Rodrigues, um dos fundadores do rádio em Imperatriz; a professora membro da Academia Imperatrizense de Letras Liratelma Cerquera; e o advogado Solon Rodrigues dos Anjos Neto.
‘Orgulho da Gente’ – Em 2013 essa distinção honrosa agraciou cinco pessoas que trabalham pela comunidade: o educador físico Hilton Luiz da Silva, o professor Guru, por sua dedicação e fomento ao esporte; Pastor Advando Júnior, baluarte na luta contra as drogas, fundador das Casas de Davi e de Ruth, entidades que tratam de dependentes químicos; o médico Jairo Casanova, ex-secretário de saúde do município, por sua  dedicação (silenciosa) e acompanhamento médico das comunidades rurais do município; servidora municipal Lia Evangelista, por sua atuação exemplar em diversas gestões da Prefeitura de Imperatriz; e Joane Almeida,  por sua coragem e empreendedorismo  no setor da educação superior em Imperatriz.
Novos comendadores – A 18ª edição da entrega da comenda Frei Manoel Procópio condecorou, além dos brilhantes profissionais que fazem história na sociedade, pessoas que silenciosamente cuidam do nosso povo. Os novos comendadores de Imperatriz são: Antônio Carlos da Silva, o criador do Brasão do Município de Imperatriz; Rosimar Barbosa da Costa,  a Dona Rosa do Cuscuz,  comerciante de café da manhã há 23 anos no Mercado Bom Jesus; Armelindo  Ferrari Júnior,  pioneiro da  agropecuária em Imperatriz e região; João Marques da Silva, remanescente dos operários da Belém Brasília, ex-coordenador do Procon de Imperatriz, esposo da Professora Edelvira Marques; o comerciante Ezir de  Sousa Leite, pioneiro do ramo do comércio atacadista; a professora Maria Raimunda Quirino, educadora que por vários anos dirigiu a extinta Escola São Francisco; e o empresário Euclides Viêra,  presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz.

Novos comendadores agradecem pelo reconhecimento
Ao receberem no peito a Comenda Frei Manoel Procópio, os sete condecorados agradeceram ao prefeito e à comunidade imperatrizense pelo reconhecimento.
Entre as declarações dos novos comendadores de Imperatriz, as palavras do senhor João Marques emocionaram a todos. Ele lembrou que sua falecida esposa, a professora Edelvira, foi a primeira comendadora de Imperatriz, e que mesmo em memória, a honraria a ele concedida era mais uma vez o reconhecimento do trabalho do casal. “A atitude de lembrar um senhor de quase 80 anos, que trabalhou na construção da rodovia responsável pelo crescimento de Imperatriz, é um gesto muito nobre”.
Bem humorado, o comerciante Ezir Leite afirmou que sua melhor faculdade foi a vida no setor Mercadinho. “Lembro-me agora de uma historinha infantil, onde uma professora pediu aos alunos que pintassem uma tela, mas que a nota seria dada pela participação de todos e ao final o menor aluno da sala disse que estava muito feliz em poder participar da construção da obra lavando os pincéis para que seus colegas pintassem, e assim me sinto aqui hoje, como comerciante, poder ajudar a construir minha cidade”.
Já a professora Maria Raimunda disse ter se sentido por vezes esquecida pela sociedade, mas que o gesto da Prefeitura lhe revigora. “Durante minha vida profissional ajudei a educar vários profissionais de sucesso, mas com o tempo, e os desafios da vida, por vezes me senti desvalorizada e até cheguei a pensar em mudar de cidade. Mas o trabalho e o amor pela educação me fizeram continuar e agradeço diretamente ao prefeito Sebastião Madeira pela simplicidade e seriedade de sua gestão, que além de honesta, reconhece pessoas que desde a madrugada em diversas situações cuidam de nosso povo”. [Da Ascom]