A Defesa Civil de Imperatriz começou ontem (4) a realizar as inscrições de candidatos para o curso de guarda-vidas. O objetivo é selecionar profissionais para dar segurança às praias do Cacau e do Meio. Os interessados em participar devem comparecer na sede do órgão municipal, localizado no segundo piso do Imperatriz Shopping, esquina das ruas Dorgival Pinheiro de Sousa e Sergipe. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Para realizar a inscrição, que segue até o próximo dia 15, o candidato deve entregar cópias de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência, além da Certidão de Antecedentes Criminais. Não é necessário o pagamento de taxa. O curso é oferecido pela Prefeitura de Imperatriz e coordenado pelo Corpo de Bombeiros.
Os aprovados serão contratados pelo município. A expectativa da Prefeitura é contratar 32 guarda vidas para cuidar das praias do Cacau e do Meio. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Imperatriz, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, o número é suficiente para dar segurança aos frequentadores das duas praias. “Vamos ter 20 [guarda-vidas] na Praia do Cacau e 12 na Praia do Meio, número suficiente para dar total segurança aos banhistas. A prova disso é que nós, em 2009, 2010 e 2011, com a ajuda de Deus, tivemos um verão sem nenhum tipo de acidente fatal, afogamentos fatais”, garantiu.
Não há limitação de peso, altura ou sexo. Além disso, este ano o Teste de Aptidão Física (TAF) das mulheres será diferente do realizado pelos homens. Segundo Chico do Planalto, o objetivo é respeitar as diferenças existentes entre os sexos, sem que haja favorecimento.
A previsão é que ambas sejam liberadas à população, com toda a estrutura necessária, no dia 22 de julho, ainda dentro da programação do aniversário de 160 anos de Imperatriz. A confirmação da data, no entanto, depende do nível do rio Tocantins, que ainda está acima do normal. (Denis Oliveira - Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14420
Comentários