Nesta segunda-feira, 23, começou o período de matrículas da Rede Municipal de Ensino. Através do site da Prefeitura de Imperatriz, as rematriculas, transferências e matrículas de novatos serão realizadas de forma on-line, por meio de formulário eletrônico. Com auxílio da tecnologia, a Secretaria Municipal de Educação, Semed, garante mais uma inovação, com objetivo de acabar com as filas nas portas das escolas.
De acordo com o cronograma, no período de 23/12/2019 a 03/01/2020 serão realizadas as rematrículas dos mais de 43 mil estudantes da rede municipal. Basta acessar o site http://www.imperatriz.ma.gov.br, na aba matrículas, com login e senha do aluno, acesso já disponibilizado aos pais para acompanhamento da rotina escolar, através do diário on-line.
A Semed orienta que nos primeiros dias só estarão aptos a confirmar a rematrícula, os alunos aprovados por média, ou seja, os que passaram direto. O sistema só liberará a confirmação da vaga, para esses casos, pois estarão com status de aprovado. Os alunos que ficaram de recuperação terão que aguardar o professor lançar a nota aprovativa para ter acesso ao formulário on-line.
"A rematrícula é obrigatória para todos os pais de alunos, exceto para os alunos que a escola de origem não oferece a série seguinte. Por exemplo, a escola oferece até o 5º ano e o aluno irá para o 6º ano. Para esses casos, o pai deverá aguardar o período de remoção interna, para realizar a transferência de uma escola para outra", informou a coordenadora do Sistema de Gestão Educacional, Geduc, da Semed, Jacylene Santos.
No período de 06 a 10/01/2020 segue o prazo para remoção interna (transferência) dos alunos que desejam estudar em outra escola municipal. E, dos dias 13 a 17/01/2020 as pré-matrículas dos novatos.
A matrícula do aluno novato só será efetivada após o comparecimento do pai ou responsável na unidade de ensino escolhida, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2020, com a documentação exigida no ato da inscrição.
"A matrícula on-line é fácil, rápida, sem filas e sem espera. No conforto do lar ou de qualquer lugar, os pais ou responsável pelo aluno poderá fazer o procedimento acessando um celular, computador, tablet ou qualquer equipamento com acesso a internet. O site está autoexplicativo e é só seguir as instruções", destacou o secretário de Educação, Josenildo Ferreira.
Todas as orientações a cerca da implantação desse serviço foram repassadas aos pais dos alunos, durante as mais de 30 reuniões realizadas nas escolas polos. Aproximadamente, 9 mil pais assinaram lista de presença durante os encontros promovidos pelos setores de Assessoria Pedagógica, Educação Infantil, Educação no Campo e Geduc, da Semed.(Sara Ribeiro-Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16534
Comentários