Na tarde de ontem (11), na área central do Parque Lourenço Vieira da Silva, começou o julgamento de animais na 44ª Exposição Agropecuária de Imperatriz. O expositor entrou na competição com seus animais para concorrer ao 1º lugar no ranking. Os animais, fêmeas e machos iniciam a participação neste tipo de competição aos 8 meses e deixam de competir quando completam 36 meses.
Ao todo são seis categorias para as fêmeas - bezerra, novilha menor, novilha maior, vaca jovem, vaca adulta e grande campeã. Os machos são cinco categorias classificadas em: campeão bezerro, campeão jr menor, campeão jr maior, campeão touro jovem e campeão sênior.
Segundo o jurado Murilo Miranda de Melo, do Colegiado de Jurados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o maior critério para a avaliação do animal é o seu equilíbrio. “O animal precisa ser equilibrado na carcaça, no racial, comprimento corporal e costela, em relação aos outros membros. Os animais mais equilibrados são os mais racionais, mais produtivos e mais lucrativos”.
O animal que garante o 1º lugar no ranking possui um preço diferenciado. “Isso agrega valores na venda do animal e nos futuros reprodutores com o sêmen”, enfatiza Miranda. “Os animais que ganham o ranking são diferenciados”, finaliza. (Assessoria do SINRURAL)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14451
Começa o julgamento de animais
Animais são julgados pelo melhor equilíbrio de carcaça, aprumo e conformação
Comentários