Cemitério Campo da Saudade recebe serviço de limpeza

Hemerson Pinto

Considerados locais pouco frequentados durante todo o ano, os cemitérios de Imperatriz começam a receber a movimentação que costumam registrar neste período, às vésperas do Dia de Finados, 02 de novembro. Dos cinco cemitérios municipalizados, os dois mais próximos ao centro da cidade recebem fluxo maior de pessoas desde o início da semana.
A presença maior de visitantes, há quatro dias da data que lembra os entes queridos, está no cemitério Campo da Saudade, localizado na Avenida Newton Belo, bairro Santa Inês. Segundo funcionários do setor administrativo, a visita antecipada é para realizar ou encomendar limpeza de túmulos.
“Muita gente vem localizar a tempo túmulos de parentes. Outros vêm para limpar ou até mesmo para encomendar a limpeza, construção ou reforma dos túmulos”, explica o auxiliar administrativo do cemitério Campo da Saudade, Francisco Lima. Ele diz que a procura por serviços de limpeza em jardins implantados nos túmulos sempre começa meses antes.
Dona Maria Barbosa é uma dessas pessoas que trabalham cuidando de túmulos. No cemitério Campo da Saudade, ela exerce a função há 27 anos. “Meu trabalho é varrer perto das covas e cuidar dos jardins, aguando as plantinhas, aparando os galhos, pra deixar tudo certo. Tem vezes que os ‘donos’ das covas vêm todo mês olhar o serviço e prestar contas. Outros, eu zelo o ano inteiro, e quando chega o Dia de Finados ou um dia antes eles vêm me pagar”, explica.
Com a experiência de quase três décadas frequentando diariamente o cemitério, dona Maria Barbosa arrisca: “A partir de quarta-feira (hoje), começam a chegar mais pessoas procurando covas dos parentes. São poucos os que cuidam, preferem pagar para a gente que já tá aqui no ramo”, afirma.
Um grupo de agentes de limpeza da Prefeitura de Imperatriz está empenhado em retirar entulhos e galhos de árvores que caem entre os túmulos dos cinco cemitérios da cidade. No Campo da Saudade a força tarefa também cuida da pintura de meios-fios que dividem as quadras. Na tarde de terça-feira, 13, agentes de limpeza trabalhavam no cemitério do bairro Santa Inês. Um deles afirmou que outras equipes estão concentradas no serviço nos outros cemitérios.
Segundo a administração do cemitério Campo da Saudade, o espaço destinado ao sepultamento de pessoas registra atualmente cerca de 25 mil túmulos, sendo que na maioria é comum ter sepultado mais de uma pessoa.