Denis Oliveira
Imperatriz passa a ser, a partir de hoje (24), a capital nordestina do leite. Durante três dias, o Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, a Associação Comercial e Industrial (ACII) e o Sindicato Rural (Sinrural), realiza a 10ª edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel). A abertura oficial acontece às 18h, no Palácio do Comércio e Indústria, mas a programação tem início já a partir das 7h, no parque de exposições Lourenço Vieira da Silva.
A expectativa é que, durante os três dias, cerca de cinco mil pessoas participem do Enel. O evento é voltado para empresários, produtores rurais, industriais de laticínios, fornecedores de máquinas e equipamentos, profissionais, queijarias artesanais, estudantes, empresas especializadas, instituições e consumidores.
A programação será desenvolvida simultaneamente no parque de exposições, no Palácio do Comércio e no Centro de Convenções. Neste último estarão montados os 60 stands, onde serão expostas máquinas, equipamentos, serviços, insumos e embalagens. Deste total, 12 serão destinados às instituições parceiras do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas).
Essa é a primeira vez que o encontro não acontece em uma capital. Para Renato Pereira, que representou o Sinrural em cerimônia destinada à imprensa, isso é reflexo do crescimento e do potencial de Imperatriz. “Não é só reflexo do crescimento, mas, também, do potencial leiteiro e industrial que Imperatriz tem. Todos nós sabemos o grande momento que a cidade vive em termos de desenvolvimento. A questão da pecuária leiteira e da indústria láctea reflete, em grande parte, essa tendência de crescimento, de produtividade, de aumento de negócios, de qualificação. É isso que nós procuramos”, afirma.
A vinda do evento para a cidade foi definida no ano passando. Na ocasião, a preferência dos organizadores era por São Luís. No entanto, o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), José Fernandes Dantas, defendeu a vinda do Enel para Imperatriz. De acordo com ele, desde então, a Prefeitura tem dado todo o apoio necessário para o Sebrae. “O Enel foi uma conquista para todos os segmentos da nossa região. Para Imperatriz também, na parte de hotelaria, de restaurantes, enfim. A Prefeitura fez a parceria e tem procurado apoiar, em todos os sentidos, o Sebrae que, na verdade, é a peça-chave para a organização deste evento”, garante.
Lugar certo
O presidente da ACII, Euclides Viêra, acredita que, no Maranhão, Imperatriz é a cidade certa para realizar o Enel. Ele lembra a importância da região onde o município está localizado para a produção leiteira do Estado. “Imperatriz e Açailândia, segundo os dados do Sebrae, correspondem a 46% de toda a produção de leite do Estado do Maranhão”, disse.
Viêra entende ainda que a realização do Enel ultrapassa as fronteiras do município. Para ele, toda a região tocantina foi beneficiada com a escolha da cidade. “Não é importante só para a cidade, é para a região. É a grande oportunidade dos produtores de leite mostrar para os visitantes de outros estados, que estarão aqui nestes dias, o potencial da bacia leiteira da região tocantina”. De acordo com ele, a implantação do projeto ‘Balde Cheio’ foi fundamental para a melhoria da qualidade do leite e da genética dos animais.
Estarão presentes no Enel produtores de todos os estados do nordeste, além de Tocantins e Pará. Para o gerente da unidade regional do Sebrae Imperatriz, Danilo Lisboa, isso deve aumentar a geração de renda e de conhecimento na cidade, no que diz respeito à produção de leite. “Estaremos movimentando o evento com muita gente de fora. Isso, automaticamente, movimenta a economia de Imperatriz. Os hotéis estão lotados, os restaurantes estão todos reservados. Esperamos que nestes três dias haja uma grade contribuição para a cidade, tanto na geração de conhecimento quanto na movimentação da sua economia”, explica.
Também é aguardada a participação de estudantes. Alunos do Instituto Federal do Maranhão (Ifma) e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) são aguardados nas capacitações.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14537
Começa hoje a 10ª edição do Enel
Prefeitura é parceira do Sebrae na realização do evento
Comentários