Em Imperatriz, a programação para o Dia Mundial de Combate à AIDS já começou. Este ano o Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DST/AIDS, recomendou que todos os estados e municípios que recebem os recursos federais para o Programa de Aids, façam uma campanha cujo nome é “Fique Sabendo”, com o objetivo de incentivar as pessoas a fazerem o teste, porque na medida que a pessoa tem um teste oportuno, ela tem todas as condições de lidar com esse diagnóstico para tratamento e para uma série de outras situações, inclusive na questão da gestante, porque no teste rápido, ela recebe o resultado em apenas 20 minutos.
O Teste Rápido para Aids já será ofertado a toda a população de Imperatriz nesta segunda-feira (26) nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Nova, Vila Cafeteira, Três Poderes, Nova Imperatriz e ainda no Centro de Testagem do Programa de Aids. A testagem começa às 8 horas “Isto porque se a pessoa chegar meio dia, não vai dar mais para o bioquímico fazer o teste em tempo hábil para ser entregue, devido ao procedimento de entrega de resultado, que será feito por escrito”, explica Venúzia Milhomem, coordenadora do Programa de DST/AIDS de Imperatriz.
Ainda segundo a coordenadora do Programa DST/AIDS, “é importante ressaltar que o teste rápido de HIV fecha diagnóstico com um resultado seguro, com kit enviado pelo Ministério da Saúde, o mesmo utilizado em todo o Brasil”. Venúzia Milhomem lembra ainda que o Teste Rápido para Sífilis foi lançado em 2011 pelo Ministério da Saúde e é um teste de triagem, isto significa que ele só diz se o paciente é positivo ou negativo, mas não fecha um diagnóstico. Neste caso, este paciente deve dar continuidade na investigação para fazer o teste VDRL (sigla de Venereal Disease Research Laboratory - teste para identificação de pacientes com sífilis), que vai mostrar a titulação.
As ações diagnósticas (somente pela manhã) serão iniciadas no dia 26 (segunda feira) e vão até o dia 30 (sexta feira). Os multiplicadores com apoio da Atenção Básica e CTA, estão organizando toda a logística, que envolve insumos, incluindo ai recursos humanos (executores de TR e aconselhadores).
Já no dia 1 de dezembro, internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à Aids, quando o mundo une forças para a conscientização sobre essa doença, uma grande ação está programada para Imperatriz. Serão realizadas ações de prevenção, durante todo o dia, com entrega de preservativos e folders. O trabalho vai ser feito nos shoppings Imperial e Tocantins. “Não é uma ação de testagem”, afirma Venúzia Milhomem. Segundo ela, “na ação de testagem, é necessário um espaço com reserva, porque a entrega de resultado não deve ser feita de forma aleatória, em público, por isso, esta é uma ação de prevenção, na qual as pessoas serão informadas acerca da prevenção. A equipe está dividida para estar o dia inteiro, até o fechamento dos dois shoppings.
Na oportunidade, a campanha “Fique sabendo”, que é uma mobilização de incentivo ao teste de aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame, será amplamente enfatizada, como ressalta Venúzia Milhomem: “Vamos esclarecer para as pessoas que estaremos ali também incentivando para que elas façam o teste, porque esta campanha não engloba apenas a questão do teste rápido, mas é uma campanha para incentivar as pessoas a realizar o teste de HIV e de Sífilis e posteriormente de Hepatites, que requer uma certa complexidade.
Desde o final dos anos 80, o 1º de dezembro vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos. No Brasil, desde 1980 a junho de 2007 foram registrados mais de 470 mil casos, segundo o Ministério da Saúde.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14563
Começa amanhã a campanha “Fique sabendo”
Secretaria de Saúde de Imperatriz já preparou uma ampla ação para combater a Aids e a Sífilis
Comentários