Com o apoio do Governo do Maranhão, começou ontem a 44ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), que foi aberta com a tradicional cavalgada. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, participou do evento, representando o Governo do Estado.
A diretora regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Teresa Satiko, relatou que devem passar pelo Parque de Exposição em Imperatriz cerca de oito mil animais. Os técnicos da Aged estão exigindo comprovação da vacina contra febre aftosa, tuberculose, brucelose e exame de anemia para os cavalos. Nos ovinos, são feitos exames visuais pelos veterinários da agência. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) montou duas barreiras móveis e um posto fixo na feira para controle de sanidade dos animais.
Órgãos da administração estadual têm estandes na feira, onde apresentam as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Maranhão em todas as regiões do estado e prestar serviços aos visitantes. A Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) fará uma cobertura especial do evento, com notícias atualizadas que estarão disponíveis no portal do Governo do Estado (www.ma.gov.br) e reportagens com os principais destaques do evento veiculadas pela Rádio Timbira AM (pela frequência 1.290 KHZ ou (www.ma.gov.br/timbira).
Homenagem
Na manhã deste domingo (8), o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, será o grande homenageado do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) e da Fazenda Princesa, durante o Leilão Balde Branco. A solenidade faz parte da programação da 44ª Expoimp. O troféu Gledson Araújo Cangussú é destinado a personalidades que contribuem para o segmento do agronegócio não só no Maranhão, mas também no Brasil.
Durante o leilão, a Sagrima também entregará um tanque de resfriamento de leite a produtores do município de Campestre, como forma de fortalecer a cadeia produtiva da região.
Participações
O Governo do Estado estará presente na Expoimp com os estandes da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima), Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
O projeto a ser apresentado pela Fapema é Sanidade Animal, com pesquisa coordenada pelo representante do escritório da fundação em Imperatriz, Manuel Dantas. Neste trabalho, o pesquisador conta com três bolsistas que fazem o cadastro e monitoramento de cavalos e jumentos de propriedade de carroceiros da cidade.
O Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) calcula que mais de 250 mil pessoas devem passar pela Expoimp durante os nove dias da feira, que conta com uma programação que inclui, além da cavalgada, rodeios, shows, leilões, torneio leiteiro, parque de diversão, Shopping Rural, provas equestres, julgamento de raças e palestras sobre agronegócio.
“O apoio do Governo do Estado tem sido de fundamental importância para que possamos atingir nosso objetivo, que é realizar a Expoimp, feira que vem crescendo em termos de público e em volume de negócios”, afirmou Sabino Costa, presidente do Sinrural.
Segurança
As Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros executam um esquema especial de segurança nas áreas interna e externa do Parque de Exposições. O comandante do 3º BPM em Imperatriz, tenente-coronel Edeílson Carvalho, garantiu que durante os nove dias de festa, a Polícia Militar vai atuar com um efetivo de cerca de 130 policiais, além do apoio do destacamento da cavalaria que também será utilizado no trabalho de monitoramento.
Já os homens do Corpo de Bombeiros trabalharão na Expoimp em ações preventivas aos acidentes e de combate a incêndio. Ao todo, 15 bombeiros estarão de prontidão na exposição agropecuária, com o suporte de três viaturas, uma de combate a incêndio e duas de apoio. A Polícia Rodoviária Federal também terá homens e viaturas para controle do tráfego de veículos na BR-010. (Marcelo Júnior)
Comentários