A comarca de Carolina vai realizar, no período de 12 a 14 de setembro, cerca de 1.000 audiências, todas elas de conciliação, instrução e julgamento. O objetivo dessa ação é a diminuição efetiva do número de processos. Todos os que estão na pauta são de competência do Juizado Especial Cível.
De acordo com o juiz Mazurckievicz Saraiva de Sousa, a equipe de trabalho da secretaria judicial já está preparada para a realização das audiências. Os demandantes e os demandados já estão todos intimados. “Já estão separados, inclusive, os processos com partes e pretensões idênticas ou semelhantes, contando ainda com a estrutura que dispomos hoje, que é a nova sede do fórum local”, destacou.
A intenção do juiz e da equipe é diminuir em 30% do acervo processual existente até dezembro de 2011, julgando igualmente os processos que forem distribuídos no período.
Vale observar que somente em 2011, foram proferidas em Carolina 1.054 sentenças. O magistrado lista avanços da comarca, a exemplo do uso de sistema audiovisual nas audiências criminais, agora filmadas e gravadas em DVD.
Essas audiências poderão ser vistas mais tarde pela representante do Ministério Público, advogados e pelo próprio magistrado, dispensando assim o uso de papel e reduzindo em 50% a duração de uma audiência normal.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14198
Comentários