O núcleo de Imperatriz do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) está comemorando dez anos de inauguração. A passagem da data será celebrada hoje (9) com uma caminhada por algumas das principais ruas de Imperatriz. A saída acontece às 7h30, na Praça de Fátima.
A caminhada passará pelas avenidas Getúlio Vargas, Ceará e Dorgival Pinheiro de Sousa, voltando para a Praça de Fátima. A coordenadora do PETI Imperatriz, Lindaura Cardoso, explica o objetivo do evento. “O objetivo da caminhada é mostrar às pessoas o que o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil fez por estas crianças e o que continua fazendo. Também vamos mostrar os avanços conseguidos nestes últimos três anos de trabalho. Toda a comunidade está convidada a participar”, convidou.
O PETI foi implantado no Brasil em 1996, com o objetivo de impedir o trabalho de crianças e adolescentes com menos de 16 anos, a não ser na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos de idade. O programa chegou a Imperatriz em 2001 e, atualmente, atende a quase 2,5 mil crianças.
Lindaura aproveita para pedir que a sociedade se envolva nesta causa que, segundo ela, deve ser uma luta da sociedade. “Este trabalho de erradicar o trabalho infantil não é uma obrigação só do governo ou da coordenação, é um compromisso da sociedade”, afirma.
Trabalho desenvolvido
Em Imperatriz, o PETI desenvolve atividades de acompanhamento às crianças em idade de participar do programa. As crianças são atendidas com alimentação, educação e atividades lúdicas, que envolve práticas artísticas, como coral e aula de música.
No último mês de outubro, as crianças tiveram a oportunidade de viajar para mostrar o que têm aprendido no polo de Imperatriz do Peti, conforme explica Lindaura. “Neste mês de outubro nós tivemos o encontro regional de corais em São Luís e levamos uma boa parte destas crianças. Foi um momento de grande satisfação para elas, para a equipe e para as famílias. Tivemos encontro de capoeira, de hip-hop, enfim. Nós procuramos inserir estas crianças em várias atividades, para que elas se encontrem e saibam que elas são importantes”, argumenta a coordenadora.
Segundo Lindaura, o “segredo do sucesso” do PETI Imperatriz é o apoio dado pela Prefeitura. “Esse trabalho só foi possível porque o prefeito nos deu todo apoio e liberdade para fazê-lo como acreditávamos que daria certo. Ele dizia: ‘se você acha que vai dar certo desta forma, então vá em frente’, e nós conseguimos chegar até aqui”, explica.
A coordenadora finaliza destacando a opinião das famílias das crianças atendidas pelo PETI, que afirmam que seus filhos têm se tornado pessoas melhores. Isso, segundo Lindaura, se reflete diretamente na sociedade. (Comunicação)