O movimento dos banhistas tem sido intenso nas duas praias, que receberam investimentos em infraestrutura, logística e segurança aos turistas, proporcionados pela Prefeitura de Imperatriz. A melhoria em todos os setores acontece devido ao maior empenho determinado pelo prefeito Assis Ramos.
A começar pela infraestrutura, limpeza e estrada de acesso, que está completamente livre dos "lixões" que até há pouco tempo estragavam a paisagem da Avenida Ribamar Fiquene. "O envolvimento das secretarias municipais, órgãos e instituições na garantia dos serviços oferecidos aos banhistas durante o projeto Verão 2017 é de suma importância, e só assim poderemos ter um local de lazer para todos os imperatrizenses de forma ordenada, segura e democrática", destacou Assis Ramos.
Instituições e secretarias envolvidas no veraneio
Na chegada à Praia do Cacau, a orientação está sendo feita pelos agentes da SETRAN (Trânsito e Transportes) e pela SEMMARH (Meio Ambiente de Recursos Hídricos). Tem distribuição de sacolas plásticas aos barraqueiros e "lixocar" para os motoristas, além de ações de coleta e destinação dos resíduos sólidos deixados pelas praias.
Agentes de limpeza estão em ação permanente, através da Superintendência de Limpeza, enquanto a Vigilância Sanitária e a Vigilância Ambiental fiscalizam alimentos e o acondicionamento dos resíduos, o Procon atua na fiscalização dos produtos vendidos e preços praticados.
A Defesa Civil, com bases nas duas praias, realiza o transporte de pessoas com deficiência, com quadriciclo fornecido por uma revendedora, cuida da demarcação dos espaços, fiscaliza e orienta os guarda-vidas. O esporte foi contemplado com os "Jogos na Areia", realizados pela SEDEL, na Praia do Cacau, envolvendo banhistas e atletas profissionais em diversas modalidades.
O Centro de Zoonoses tem sido atento nos dias de maior movimento com a apreensão de animais soltos ou que estejam circulando na área destinada aos banhistas. O SAMU mantém unidade fixa nos finais de semana.
Reforço na segurança pública é garantido com a presença ostensiva e preventiva da Polícia Militar, que instalou um trailer 24 horas, com viaturas, e realiza constantemente rondas para garantir a ordem na Praia do Cacau. Lanchas fazem o patrulhamento ao redor das praias, através da Marinha e do 3º BBM (3º Batalhão de Bombeiros Militar).
A energia elétrica foi instalada pela CITILUM. Banheiros químicos, palco, sonorização e atrações artísticas ficaram sob responsabilidade da FCI (Fundação Cultural de Imperatriz) e no último final de semana foi registrado o maior público deste ano - 15 mil pessoas - na seresta de véspera de feriado da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil.
"As praias hoje dispõem de uma completa logística. Acesso, trânsito, luz, som, banheiros, segurança, atrações artísticas e limpeza permanente, graças à integração das secretarias e dos órgãos parceiros. Iremos assim até o final do período de veraneio", finalizou o prefeito. (Sidney Rodrigues/ASCOM-PMI)
Comentários