A Biblioteca Municipal de Imperatriz, que funcionava na rua Simplício Moreira, continua funcionando na rua 15 de Novembro, em sua estrutura própria, reestruturada e muito mais organizada. A mudança de local aconteceu em 2009. À época, seus livros estavam amontoados na rua Hermes da Fonseca, na sede do Bolsa Família.
A Biblioteca é mantida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Antes de 2009, os livros foram levados para a rua Hermes da Fonseca, já que o prédio onde funcionava anteriormente, próximo ao colégio Dorgival Pinheiro de Sousa, precisava ser reformado. Na época, os usuários só tinham acesso a parte do acervo, já que não havia estrutura para organização. Parte dos livros ficou guardada em caixas.
Em 2009, a Prefeitura montou a nova estrutura, na rua 15 de Novembro, e ampliou o acervo. Segundo o secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, a biblioteca mudou para melhor. “[Os usuários] tinham acesso a uma sala, na [rua] Hermes da Fonseca. Não é a estrutura de hoje. Atualmente, são várias salas de livros, há computadores com internet. Antes, estava mais para sala de leitura que para biblioteca. Hoje a biblioteca está estruturada. É, com certeza, uma das melhores do Maranhão”, afirmou.
O antigo prédio, onde antes estava instalada a biblioteca, foi reformado. Atualmente, a Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) funciona no local, já que sua sede está em obras. O prédio será transferido da Semed para a FCI.
Com o fim da reforma na sede e o retorno da FCI ao seu prédio de origem, a estrutura onde funcionou a biblioteca será transformado em um Centro Cultural, conforme explica o presidente da Fundação Cultural, Lucena Filho. “Por determinação do prefeito, Sebastião Madeira, lá será um Centro Cultural. Será o primeiro Centro Cultural da cidade de Imperatriz”, disse.
No local deve ser desenvolvido o projeto Usina Cultural, em que serão oferecidos oficinas de artes a crianças e adolescentes. Este projeto, no entanto, ainda está em trâmite na esfera Federal. (Denis Oliveira - Comunicação)