Os pequenos produtores rurais de Imperatriz vivem um momento otimista com a assistência prestada pela gestão municipal por meio de equipamentos, insumos e orientação profissional durante o plantio, cultivo, colheita e distribuição de seus produtos no comercio local.
Em 2013 mais de dois milhões foram investidos na agricultura familiar, cerca de 270% a mais que o valor aplicado por ano, no período de 2009 a 2012. O recurso faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que visa desenvolver ações de incentivos à agricultura para combater à pobreza à fome e no Brasil.
Segundo José Fernandes, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção, a ampliação do recurso do PAA aumentou o número de produtores atendidos. De acordo com ele, nos três anos anteriores o programa beneficiou 297 famílias, em 2013 esse número subiu para 500.
O secretário explica que a SEAAP garante assistência contínua aos produtores desde disponibilização de recursos, avaliação do solo e acompanhamento plantação até a compra de parte da produção de acordo com o preço de mercado. “O investimento é do governo federal, mas quem garante a efetividade dele no município é a Prefeitura por meio SEAAP”.
Em Imperatriz, a produção comprada pela prefeitura é direcionada para o abastecimento das escolas do município e também dos asilos, bancos de alimentos, creches, e do Restaurante Popular. O coordenador do PAA em Imperatriz, engenheiro agrônomo, Luciano Davanso Pechoto, reforça que o programa pode contemplar todos os tipos de alimento de origem vegetal, desde que devidamente classificados e aptos para consumo. E ressalta que apenas produtos de origem animal ainda não fazem parte do programa de aquisição.
Os agricultores cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP) também foram beneficiados com a implantação de novos kits de irrigação instalados na zona rural para apoiar o cultivo de hortaliças e grãos em períodos de estiagem.
“Os kits já estão sendo montados pelos técnicos da SEAAP em propriedades que trabalham com determinados tipos de cultura como a do feijão e milho verde, abobora e melancia, por exemplo, e que já realizavam esse trabalho com estruturas improvisadas com bombas”, explica o, José Fernandes Dantas, ao ressaltar que os novos kits de irrigação, entregues via associações, irão contribuir nas áreas de produção de milho verde, feijão, abóbora e frutas (melancia, mamão e limão).
“O “kit” é composto de tubulações, conjunto de bombas e quadro de instalação para ser utilizado em locais que dispõem de rede elétrica e reservatórios de água para subsidiar os canteiros de produção de hortaliças. Um kit irrigação consegue atender entre dois a três produtores rurais para incentivá-los a produzir durante o verão, sem prejuízo agrícola”, explica que abordou as principais ações da SEAAP no ultimo ano.
Parceria – Cerca de 1600 pequenos produtores de Imperatriz foram beneficiados com 53 toneladas de sementes de arroz e milho para o plantio da safra 2013/2014. As sementes doadas pelo Governo do Estado foram entregues aos produtores pelo Prefeito Sebastião Madeira e o secretário de estado da agricultura, Claudio Azevedo em novembro.
Para Madeira, umas das formas de garantir o desenvolvimento de Imperatriz é o atendimento às demandas de todos os setores, principalmente da zona rural. “A agricultura familiar é uma das atividades econômicas que marcam a economia de Imperatriz e nada mais justo do que apoiar os pequenos produtores com o fornecimento de maquinas, insumos diversos e capacitação. Esse é nosso objetivo e temos trabalhado para garantir as condições mínimas de trabalho aos agricultores, inclusive com a compra dos seus produtos”.
José Fernandes Dantas, explica ainda que a SEAAP organizou uma rota de distribuição para a entrega dos insumos nas propriedades contempladas. O critério para o recebimento das sementes foi o cadastro via associação.
“Todos os 1.614 produtores das 48 associações de pequenos produtores da agricultura familiar cadastradas no Município receberam suas sementes em seu local de cultivo, sem custo para o deslocamento das sacas do depósito até a zona rural. Esse trabalho é realizado pelo Município”.
Feijão – José Fernandes ressalta que a entrega das sementes de feijão está prevista para o inicio desse ano. “A garantia do Governo do Estado é que até fevereiro essas sementes sejam entregues ao Município”.