Os pequenos produtores cadastrados no Programa da Agricultura Familiar têm recebido apoio da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAAP), para aumentar a produção de frutas, grãos e hortaliças. Em 2014 foram disponibilizados serviços, como distribuição de sementes, aragem e preparo de solo, apoio na colheita e quatro tratores para realizar serviços solicitados pelos produtores.
De acordo com o secretário José Fernandes, atualmente a prefeitura conta com 341 agricultores cadastrados. Ele assinala que desde 2009 o município tem se dedicado para desenvolver ações que garantam o desenvolvimento da Agricultura Familiar em Imperatriz. Em 2013, a cidade tornou-se autossuficiente no cultivo de hortaliças. A produção local passou a abastecer a rede de ensino municipal, supermercados, asilos, creches, feiras e também cidades vizinhas, como por exemplo, Marabá.
O aumento do recurso do Programa de Aquisição de Alimento - PAA, que chegou a nove milhões, foi um dos importantes avanços para auxiliar a agricultura local. O prefeito Sebastião Madeira acredita que em 2015 os resultados serão mais expressivos, pois segundo ele o município intensificará as ações que visam promover a Agricultura Familiar em Imperatriz. "Além de garantir que os pequenos agricultores tenham assistência para ampliar o cultivo de grãos, verduras e frutas, nós também vemos nesse apoio potencial econômico para a cidade. Prova disso são as vendas de parte da produção local para cidades vizinhas".
SEAAP oferece orientação e serviços para pequenos produtores do município
A SEAAP intensificou a distribuição de vacinas para pequenos produtores que possuem até 12 animais. A vacinação contra brucelose é direcionada para bezerras com idades de três e oito meses. Este ano, entre as comunidades que receberam o benefício estão: Coquelândia, Vila Conceição I e Vila Conceição II, Petrolina e Lagoa Verde. Ao todo, 15 comunidades foram atendidas.
Além da doação de vacinas, os pequenos produtores são beneficiados com palestras sobre ordenha, preparo de ração e pastagem. Segundo o secretário adjunto, Hélio Gregório, a SEAAP disponibiliza toda a estrutura para vacinar o rebanho. Além disso, ferra os animais e dá ao proprietário o atestado de vacinação, documento que comprova que o animal foi vacinado. "A SEAAP sempre busca articular o que é melhor para o pequeno produtor. Então, vacinar o rebanho e também ferrar os animais têm sido umas das ações mais frequentes que temos realizado, dentre outras".
Mais investimento em 2015
Sobre as melhorias nos serviços para a população, o secretário José Fernandes aponta o novo Mercado do Peixe, que está sendo construído. Segundo ele, a obra terá inauguração em 2015. Além de oferecer produtos mais baratos, a população também vai contar com uma estrutura mais adequada para o manuseio e venda de peixe.
"As obras estão em andamento. O projeto da obra foi elaborado a partir da necessidade da população. Certamente, em 2015 os imperatrizenses e cidadãos de toda a região do Bico do Papagaio poderão contar com os serviços do novo Mercado do Peixe".
Em relação à Feirinha da Nova Imperatriz, o secretário reforça que a SEAAP continua empenhada para entregar a construção. Segundo ele, o espaço será bem estruturado e terá todo o acompanhamento da Prefeitura, por intermédio da SEAAP e também da Vigilância Sanitária. A medida visa garantir qualidade nos serviços oferecidos, conscientização dos comerciantes e fregueses. "Nossos feirantes terão um espaço com toda estrutura para a comercialização. O nosso maior projeto é proporcionar serviços de qualidade para a população". (Eva Fernandes/ASCOM)
Comentários