Com o aumento considerável no número de agentes municipais de trânsito atuando nas ruas de Imperatriz, o trabalho da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) foi ampliado já nas primeiras semanas de atuação dos 30 novos agentes convocados no concurso realizado pela Prefeitura.
José Ribamar Alves Soares, o cabo J. Ribamar, titular da Setran, informou ontem à reportagem que os trinta novos agentes de trânsito trabalham de forma efetiva na orientação e fiscalização das ruas e avenidas de Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão.
“Nós, nesse primeiro momento, temos uma preocupação que os agentes trabalhem na orientação do trânsito, principalmente no tráfego em cruzamentos que registram intenso fluxo de veículos”, disse ele, que destaca que o objetivo do trabalho é melhorar o trânsito no chamado “horário de pico” nas ruas e avenidas de grande movimento em Imperatriz.
Além disso, o secretário ressalta que os agentes de trânsito trabalham na fiscalização preventiva, evitando estacionamentos em filas duplas, dirigir falando ao celular e a utilização do cinto de segurança. “Nós vivemos atualmente um momento diferenciado no trânsito, pois tínhamos há quatro anos em média 60 mil veículos, mas hoje já passam de 120 mil”, disse.
J. Ribamar avalia que o crescimento da frota de veículos na cidade exige uma maior fiscalização do órgão público, bem como mudou o hábito do motorista, que não tem mais a mesma liberdade de dirigir como antigamente. “A pessoa hoje não pode parar em frente à casa dele, pois temos um fluxo de veículos intenso, sendo necessário que redobremos a atenção e tenhamos ciência de que o estacionamento não é suficiente para todos os veículos, principalmente na área comercial”, diz.
Projetos – Ele anunciou que para o segundo semestre deste ano existem grandes projetos que começarão a ser implantados no trânsito de Imperatriz. Citou, como exemplo, a fiscalização eletrônica. “Temos ainda como meta disciplinar neste segundo semestre o horário de carga e descarga nas ruas e avenidas de Imperatriz”, disse.
J. Ribamar também anunciou que o objetivo do governo Madeira é que sejam implantados mais 25 conjuntos semafóricos em ruas e avenidas. “O prefeito autorizou e já estamos em processo de licitação para aquisição desses novos equipamentos”, garante.
Ele também falou que serão implantados 150 abrigos de ônibus nas paradas do centro e dos bairros de Imperatriz. A prevista é que os abrigos sejam instalados ainda neste segundo semestre.