Os melhores nomes da educação profissional de seis estados do país foram conhecidos na cerimônia de encerramento da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento (OC), na manhã desta sexta-feira (20), em Imperatriz. A competição ocorreu de 15 a 19 de julho, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), entidade do Sistema FIEMA, com a participação de sete competidores em duas ocupações da indústria: Carpintaria de Telhados e Construção de Estruturas Metálicas.
O diretor regional do SENAI, Marco Moura, destacou a importância do evento para a formação dos jovens. “Foi uma satisfação receber estados grandes e percebemos que o SENAI de Imperatriz cumpriu com muito louvor a missão de receber seletivas de duas ocupações complexas. Isso demonstra o quanto o SENAI está preparado para atender a indústria e oportunizar qualificação de excelência aos maranhenses”.
Durante quatro dias, os alunos do SENAI realizaram provas, simultaneamente, sob a avaliação de técnicos que analisaram critérios como conhecimento, técnica e criatividade no cumprimento da tarefa relacionada à profissão na qual o aluno é certificado pelo SENAI.
O coordenador da Olimpíada do Conhecimento, Júlio Fernandes, comemorou o sucesso do evento. “Conseguimos sair daqui com dois futuros representantes que irão compor a delegação brasileira. E nós, do SENAI, comemoramos esse resultado, pois além de criar um competidor com padrão de conhecimento elevado, criamos oportunidade para esse jovem ser absorvido pelo mercado de trabalho. Esse é um grande legado”.
O momento bastante aguardado pelos participantes da Olimpíada foi marcado por torcidas, e vibração dos alunos. Emocionado, o medalhista da ocupação Carpintaria de Telhados, Lucas Coimbra, do estado de Minas Gerais, recebeu a notícia ao lado dos colegas e delegação do seu estado, que parabenizaram o jovem pela conquista. “A competição em si, é muito desafiadora, e eu já estava muito feliz por ter chegado até aqui e agora mais ainda por levar essa medalha de ouro ao meu estado”.
Lucas Carneiro, do estado de São Paulo, garantiu a medalha de ouro na modalidade de Construção de Estrutura Metálicas. “Eu treinei bastante, fiquei muito nervoso, mas fiz o meu melhor e hoje estou aqui colhendo frutos de muitas honras de treino e dedicação”.
O vice-presidente da FIEMA, Francisco de Sales Alencar, aproveitou para parabenizar os competidores desta edição. “Nossa cidade se sente muito honrada com a participação de todos vocês, que deram o melhor nesses dias de competição, e também por receber esse evento, que destaca a grandeza da indústria em todo país”.
Marcaram presença na solenidade de encerramento, empresários, representantes políticos, estudantes e diretores da Federação. Na oportunidade, o diretor regional do SENAI, Marco Moura, entregou aos competidores e ao coordenador da Olímpiada do Conhecimento, medalha de homenagem aos 65 anos de atuação do SENAI no Maranhão.
A Olimpíada do Conhecimento é o maior evento de educação profissional da América Latina e está organizada em quatro fases: Escolar, Estadual, Nacional e Mundial. Os medalhistas de ouro seguem com treinamento intenso para participarem da WorldSkills, em Kasan, na Rússia, em 2019. Além disso, o aluno Ivo Henrique, do SENAI Imperatriz, participa, no próximo dia 29, da seletiva na ocupação de Movelaria, que será realizada em Brasília.
Confira o nome dos vencedores:
CARPINTARIA DE TELHADOS
1º LUGAR: LUCAS COIMBRA- MINAS GERAIS
2º LUGAR: DIONATAN MELO- RIO GRANDE DO SUL
3º LUGAR: CARLOS ANDRÉ- MARANHÃO
CONSTRUÇÃO EM ESTRUTURAS METÁLICAS
1º LUGAR: LUCAS CARNEIRO- SÃO PAULO
2º LUGAR: PATRICK MANHAES- RIO DE JANEIRO
3º LUGAR: IGOR OLIVEIRA- RIO GRANDE DO NORTE
Comentários