Todos os anos a SBim realiza jornadas sobre temas ligados a imunização e esta é a primeira vez que o Maranhão recebe o evento

Imperatriz vai receber em julho a 1ª Jornada Maranhense de Imunização, evento inédito no Estado que tem por finalidade promover a atualização de profissionais de saúde sobre temas ligados a vacinação. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no site da entidade promotora da jornada www.sbim.org.br.

Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, o evento será realizado nos dias 19 e 20 de julho no auditório do Imperial Hotel. Vários palestrantes de renome nacional sobre o tema estão confirmados.
O representante da Sociedade Brasileira de Imunização, SBIM, em Imperatriz, Rafhael Coêlho Figueiredo, que integra a organização, adiantou que a jornada vai abordar temas rotineiros, eventos adversos como as vacinas, calendários vacinais de cada faixa etária e, ainda, novidades sobre doenças que têm acometido a população no país recentemente como a dengue e a gripe.
Rafhael Coêlho destacou o apoio que vem recebendo de várias entidades e instituições de ensino. "Nós estamos contando com apoio da UFMA, da Associação Médica, Secretaria Estadual e Secretaria Municipal de Saúde para que nos ajudem na divulgação e na realização deste evento", disse. Ele lembrou que o apoio da secretaria Municipal de Saúde é importante porque na rede de vacinação estão os profissionais como técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos eu trabalham na Atenção Básica.
Além da divulgação, a Semus vai participar enviando seus profissionais da Atenção Básica para participar da capacitação. "Nossa maior preocupação é o ressurgimento de doenças graves, como temos visto na região amazônica o ressurgimento do Sarampo, em alguns países da Poliomielite, e temos visto de vez em quando alguns surtos ou pequenas epidemias de gripe e de dengue, de meningite", disse acrescentando que diante dessa situação o evento vem defender a importância de melhorar os índices de vacinação para evitar o ressurgimento de doenças que estavam controladas, erradicadas e também para evitar o aumento daquelas que hora por outra vem acometer a população.
Coordenadora da Vigilância em Saúde, Giselly Vieira, afirmou que o evento é bem-vindo. "Toda a população merece e tem por direito receber a vacinação de graça do Ministério da Saúde,  por isso o evento é de suma importância, por isso, a Prefeitura através da Semus tem dado total apoio", disse. (João Rodrigues-Ascom)