A assessora Ivanice Falcão convida os catadores de materiais reciclados para participarem de reunião que discutirá o projeto “Coleta Seletiva Solidária” em Imperatriz

A implantação do projeto “Coleta Seletiva Solidária” será discutida com os membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), em reunião que será realizada na próxima sexta-feira (18), às 14h30, no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Seamo), situado na rua Simplício Moreira, 1478, 2º piso, no Centro.

De acordo com a assessora de projetos especiais, Ivanice Cândido Lima Falcão, da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), o encontro é considerado de suma importância e observa parâmetros da lei nacional que prevê a realização da “Coleta Seletiva Solidária” com a participação efetiva dos catadores de materiais recicláveis.
“A prefeitura contribui com esse projeto disponibilizando dois caminhões para que seja feita essa coleta juntamente com a Associação dos Catadores, mas entende que essa iniciativa precisa ser fortalecida com apoio da sociedade de Imperatriz”, defendeu ela, que considera importante estreitar os laços de parceria com os catadores de materiais reciclados.
Ela ressalta que os catadores dispõem dos chamados PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) instalados em vários bairros, onde a comunidade poderá facilmente depositar os resíduos sólidos para serem utilizados pelas usinas de reciclagens. “Esse momento é importante não apenas para Imperatriz, mas também para os catadores que discutirão a ampliação desse projeto”, adiantou.
Ivanice Cândido assegurou à reportagem que a prefeitura instalará seis unidades dos PEVs, cuja responsabilidade será repassada aos catadores de materiais reciclados, filiados à Ascamari. “Nós pretendemos trabalhar junto à comunidade a conscientização desse projeto para que possam recolher os materiais, inclusive indo de porta em porta para depositá-los nos Pontos de Entrega Voluntária – PEVs”, disse.
Segundo ela, os PEVs serão instalados nos seguintes bairros: Centro, Recanto Universitário, Conjunto Itamar Guará e Vila Cafeteira, como forma de descentralizar e fortalecer o projeto da “Coleta Seletiva Solidária” em Imperatriz. “A comunidade poderá optar pela entrega dos resíduos sólidos junto aos PEVs ou diretamente para os catadores de materiais reciclados”, finalizou.