Domingos Cezar
Servidores municipais lotados nas secretarias de Administração e Modernização (SEAMO), de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e Assessoria de Comunicação (ASCOM) participaram na manhã e tarde dessa terça-feira (28) de palestras com o tema "Plano piloto de coleta seletiva solidária de resíduos sólidos".
Palestra nesse sentido está sendo ministrada pela bióloga Ivanice Cândido Almeida, assessora de projetos especiais da Prefeitura Municipal e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAM). O propósito da bióloga é levar essa informação às empresas, instituições, escolas e comunidade em geral.
Na ocasião, Ivanice Cândido explicou aos presentes sobre a A3P, que segundo ela, é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que tem como objetivo principal promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicos.
De acordo ainda com a bióloga, "o programa foi criado para ser aplicado na administração pública, mas pode ser usado como modelo de gestão ambiental por outros segmentos da sociedade", explica. Esse modelo, conforme informa Ivanice Cândido, já vem sendo adotado em algumas empresas, exemplificando a Cemar e o Banco do Nordeste do Brasil.
Ela observa, ainda, que o Ministério do Meio Ambiente apoia tecnicamente as instituições interessadas em implementar a A3P. "Para auxiliar o processo de implantação da agenda, o MMA propõe aos parceiros interessados a sua institucionalização por meio da assinatura do Termo de Adesão e o seu cadastro na Rede A3P".
Nesta quarta-feira (29), a partir das 14h, a bióloga Ivanice Cândido se reunirá com funcionários da Receita Federal, quando ministrará a mesma palestra aos servidores do órgão federal. "A coleta seletiva solidária é de suma importância na conscientização das pessoas que desejam viver numa cidade limpa, bonita e acolhedora", finaliza.
Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Imperatriz, o vereador Marco Aurélio da Silva Azevedo, Marco do Teorema, participou da reunião. "Esse é um momento que se percebe a evolução do setor público de forma responsável, estimulando a sociedade a participar desse momento", afirma Marco Aurélio, ressaltando que "com essas orientações as pessoas passam a ter mais responsabilidade com o meio ambiente", conclui.
Comentários