Meio Ambiente começa a fiscalizar cumprimento de coleta seletiva em Imperatriz

Gil Carvalho

Promover campanhas educativas com incentivo à coletiva seletiva. Esse é o objetivo do trabalho realizado pela Assessoria de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), por meio do termo de compromisso firmado junto a supermercados, shoppings e condomínios em Imperatriz.
A assessora Ivanice Cândido informou à reportagem que a fiscalização dos estabelecimentos começa nesta semana para verificar o cumprimento do acordo, inclusive o de implantação de coleta seletiva dos resíduos sólidos e de logística reversa (pilhas e baterias) em ambiente interno e externo dos shoppings e supermercados.
Também será fiscalizada a instalação dos PEVs nas áreas interna e externa para recebimento de papel, metal, plástico, vidro e óleo de fritura, bem como os PEVs de logística reversa que devem retornar ao fabricante, de acordo com a lei nº 12.305/2010.
“Esse trabalho de fiscalização será contínuo, pois a meta é que todos cumpram a legislação e evitem o descarte de resíduos em locais impróprios”, afirma ela, que ressalta a aplicação de penas para quem descumprir a lei, sendo de multa de 10 a 1000 vezes da Unidade Fiscal do Município (UFM).
Ivanice Cândido observa que “quanto à coleta seletiva de resíduos orgânicos, deverá ser guardado para disponibilização pela Prefeitura Municipal de Imperatriz no sentido de que seja efetivada a implantação”.