Aulas presenciais para turma do 3º ano do Ensino Médio, seguindo protocolos de segurança e metodologia de Ensino Híbrido - Divulgação
Divulgação

Após três meses de atividades letivas realizadas de forma virtual, o Colégio Santa Luzia (CSL) promoveu nesta segunda-feira (17) a retomada das aulas presenciais, de forma gradativa e segura. O retorno ocorreu pelo Ensino Médio conforme recomendado pelo decreto nº 92/2020 da Prefeitura de Imperatriz, em consonância com calendário estabelecido pela escola e comunicado aos pais e responsáveis. 
Esse primeiro dia de aula presencial foi direcionado apenas para as turmas do 3º ano do Ensino Médio, com participação de 35% da turma em sala. As próximas turmas ficarão para o dia 24 de agosto, estudantes do 2º ano, e 31 de agosto, alunos do 1º ano.
Para este momento, a instituição preparou-se com estudos, elaboração do seu guia de "Procedimentos para retorno às aulas presenciais", realizou pesquisas com pais e responsáveis e adequou a estrutura predial do CSL com as medidas de biossegurança e higiene que deverão ser seguidas por alunos e visitantes.  
Para controle sanitário, logo na entrada das unidades I e II, foram instalados tapetes sanitizantes, totem e dispenser com álcool em gel, aferição de temperatura com termômetro digital, treinamento aos colaboradores, uso de proteção individual, além da sanitização completa dos ambientes da instituição e manter o distanciamento adequado. 
"Placas de proteção de acrílico nos balcões de atendimento e todas as salas de aula e espaços de vivência estão com marcações no chão para garantir o distanciamento. Tomamos todos os cuidados, porque a saúde e o bem estar dos nossos alunos, pais e equipe vem em primeiro lugar. Mostramos que estamos prontos para recebê-los com toda a segurança", reforçou Miriam Ribeiro, diretora pedagógica do CSL.
Para essa nova rotina o CSL adotou a metodologia do Ensino Híbrido, um modelo de ensino-aprendizagem que mescla ensino presencial com virtual, dentro e fora da escola. "Utilizaremos da tecnologia para personalizar o aprendizado dos alunos, além de estimular sua autonomia nas atividades", explicou Fabiana Campos, supervisora pedagógica.
Para acompanhar todas as medidas de higiene, neste primeiro dia de retorno às aulas, o CSL recebeu a Vigilância Sanitária do Município. "Estamos analisando todas as exigências in loco, com objetivo de garantir a saúde de alunos e funcionários", esclareceu Valdenira Ribeiro, chefe de setor da VS, após aprovação das medidas sanitárias adotadas pela escola. (Assessoria)