Consolidando-se como um dos principais eventos voltados para o audiovisual e meio ambiente de toda a região tocantina, o II Festival de Cinema Ambiental – COC Curtas amplia sua programação e inova oferecendo uma oficina de cinema para todos os estudantes interessados em participar do festival.
De acordo com Graciete Salani, diretora do Colégio COC Imperatriz, a atividade é gratuita e aberta para os estudantes de todas as escolas da cidade. “Além de promover o evento, percebemos que havia a necessidade de auxiliar os alunos interessados em produzir vídeos para o festival. Introdutório, o curso ensinará os fundamentos da linguagem e da produção em vídeo”, afirmou a diretora.
A oficina de cinema acontecerá nos dias 13, 16, 17, 18 e 20 deste mês, no turno vespertino, nas dependências do Colégio COC Imperatriz. Para se inscrever, os alunos devem acessar o site www.cocimperatriz.com.br e preencher a ficha de inscrição para a oficina com seus dados pessoais e dados escolares. “A oficina é aberta também aos professores que podem e devem acompanhar as produções. Os interessados podem se inscrever na oficina até o dia 12 pelo site”, explicou Antônio Fabrício, coordenador do evento.
Inscrições para o Festival – Podem participar do concurso estudantes matriculados no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio das escolas particulares e públicas de Imperatriz. Serão aceitos vídeos que tenham entre 30 segundos e 10 minutos. As inscrições vão até o dia 31 de agosto e podem ser feitas gratuitamente na secretaria do Colégio COC ou pelo site do colégio.
Os curtas inscritos deverão contemplar o tema “O meio ambiente em 160 anos de Imperatriz”, abordando um dos subtemas “Lixo: Problemas e Soluções”, “Água: Rios e riachos”, “Fauna: Espécies regionais e extinção” e “Flora: agricultura, agroextrativismo e desmatamento”. Os filmes escolhidos para participar da mostra competitiva serão julgados por uma comissão de especialistas. Quatro participantes serão premiados: três pelo júri oficial e um pelo júri popular (por meio de votação).