No último final de semana foi realizado na sede do Colégio COC Imperatriz o V Encontro Espiritual "Faça Sua Vida Valer a Pena com JESUS" e a 3ª edição da Escola de Pais. Durante dois dias, os jovens puderam compartilhar de ministrações, louvores, dinâmicas e muito aprendizado sob a coordenação do grupo Aliança Jovem, da Igreja Evangélica Nova Aliança de Imperatriz. Já os pais foram instruídos pelos palestrantes Guilherme Davoli, Johncy de Pádua e Tereza Citeli sobre temas pertinentes à família e ao sistema educacional do COC.
Em sua 5ª edição, o retiro trouxe temas cruciais para a vida dos jovens, inserindo, por meio da reflexão e dos testemunhos, um aprendizado que poderá ser levado para a vida toda. Para a diretora Graciete Salani, idealizadora do projeto, retirar um momento da rotina diária para estar em contato direto com Deus é uma atividade mais que necessária. "Somos pioneiros na cidade na realização desse evento e eu me orgulho muito em saber que os nossos alunos se dispõem sempre a estarem aqui, reunidos e falando sobre as coisas de Deus, discutindo pontos tão importantes que são necessários para a vida de cada um deles", afirma.
Os eventos foram abertos com a palestra do psicólogo e consultor educacional Guilherme Davoli, que falou sobre "A presença de Deus em nosso silêncio". Para o psicólogo, as famílias atuais estão perdendo a essência do termo família. "Trouxe esse tema para abrir tanto o retiro quanto a Escola de Pais, porque imagino que as famílias de hoje perderam um pouco do rumo, deixando filhos se criarem sozinhos e acompanhando de longe o desenvolvimento de cada um. Percebo que se buscarmos por meio dos ensinamentos bíblicos, coisas boas poderemos colher dessas novas famílias", exalta.
Sob a coordenação do movimento jovem da Igreja Nova Aliança, o retiro foi planejado com temas que norteiam a vida diária dos adolescentes e que nem sempre são discutidos no seio familiar. Para o pastor Ricardo Damasceno, coordenador geral do evento, a escolha dos temas foi criteriosa, pela realidade que se vive tanto em Imperatriz quanto no país. "Nós trabalhamos diariamente com esta faixa etária e sabemos exatamente onde podemos acertar, por isso pensamos em temas como sexualidade, drogas, relacionamentos e família, porque sentimos que os jovens tratam esses assuntos muitas vezes de forma errada, e queremos apresentá-los, segundo a palavra do nosso Deus, o jeito certo de viver a vida", enfatiza.
Entre os alunos o clima durante o evento foi de muita empolgação e participação durante as palestras e louvores. Para a aluna Bhyanca Lohany, o encontro ficou marcado principalmente nos temas sobre a família e o relacionamento com os amigos. "Esse encontro marcou a minha vida e consegui aprender muitas coisas que vou levar sempre comigo, como os bons costumes, ler a Bíblia, respeitar os meus pais e os nossos amigos, além de tentar fazer tudo como Deus sempre quis", completa.
Para os pais, a iniciativa da escola em promover esses eventos mostra o quanto é importante discutir, ouvir e aprender tanto na Escola de Pais quanto no Retiro Espiritual Deus. Irene Moreira, mãe de aluno, explica que esses momentos ouvindo a palavra de Deus são de grande importância para o desenvolvimento moral e espiritual de cada jovem de hoje. "Deixar os filhos buscarem por conta própria a paz espiritual por meio desse encontro foi a parte mais importante para mim, pois senti que eles estão caminhando no sentido correto e buscando sempre a paz e o amor em nosso Deus. Parabenizo a escola pela iniciativa e espero que outras etapas desse encontro sejam realizadas em breve", completa.
Professores
O projeto Escola de Pais contemplou, na tarde do sábado (20), um treinamento específico para os professores das duas unidades de ensino do COC. Durante as palestras, os professores foram apresentados ao modelo pedagógico utilizado pelo sistema COC e as novas ferramentas tecnológicas que serão utilizadas no próximo ano.
Jonhcy de Pádua, coordenador pedagógico do Sistema COC, falou sobre a importância de falar diretamente com os professores e coordenadores de cada instituição. "Para nós que cuidamos diretamente do modelo pedagógico de ensino do COC, é de suma importância estar com esses profissionais, que são os principais interlocutores das nossas informações. Aprimorar conhecimentos e atualizar a linguagem do sistema COC de ensino a cada um deles é uma satisfação sem igual, que será repassada por cada um deles aos alunos desta instituição", afirma.
Entre os professores a ideia foi muito bem recebida por todos. Para a professora Ângela Fernandes, estar diante das pessoas que conhecem e vivem o sistema de ensino em sua totalidade proporciona um aprendizado muito maior. "Nesse encontro nós tivemos a oportunidade de conhecer o sistema mais a fundo, trocar experiências com os palestrantes e de um modo geral poder tirar dúvidas e aperfeiçoar ainda mais o nosso conhecimento. Só tenho a agradecer a direção do COC por oportunizar momentos como esse e desejo que outros encontros aconteçam o mais breve", finaliza. (Asscom Colégio COC)
Comentários