Em comemoração ao Dia do Eletricista, na manhã de ontem (19), na Praça de Fátima, colaboradores da CEMAR participaram de palestras, distribuições de mudas e simulações de resgate em altura. Essas atividades fazem parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA) que tem com tema Saúde e Bem estar.
Compreendendo a importância da preservação ambiental, a Companhia promoveu a distribuição de mudas de plantas nativas para a população. As plantas que foram doadas pelo Horto Florestal Arara Azul da Valec. Marcolina Maria de Jesus, servidora da Câmara Municipal de Imperatriz, contente com sua muda, parabenizou a CEMAR pela iniciativa. “Isso é muito bom e deve acontecer sempre. Todo mundo precisa de uma árvore para fazer sombra na porta de casa e de um pé de fruta”.
Na oportunidade, a engenheira ambiental e servidora da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), Pollyanna Oliveira, falou sobre a necessidade de todos se engajarem na proteção ambiental e de como cada um pode contribuir para essa preservação. “É sempre gratificante participar de atividades que levem informações como estas para as pessoas. Principalmente, quando a iniciativa vem de empresas que não trabalham diretamente com o meio ambiente, como é o caso da CEMAR. Isso já demonstra uma mudança de consciência”, reforça a engenheira.
Simulação - O destaque da manhã foram as simulações de resgate em altura. Para isso foram instalados na praça dois postes e uma fiação representando a rede elétrica. O objetivo foi demonstrar os procedimentos necessários para a retirada de uma vítima que tenha ficado suspensa e perdido a consciência prestando os primeiros socorros. Além de mostrar a importância de todos os funcionários usarem equipamentos de proteção individual (EPI).
Três situações foram encenadas. Duas envolviam o resgate de funcionários eletrocutados, um com o cinturão para-quedista e outro não. “A simulação mostra o quanto é perigoso mexer com energia elétrica, como todos devemos tomar cuidado e usar as proteções necessárias. Mostra também que trabalhamos todos os dias para diminuir esse risco”, lembrou o colaborador Rosinaldo Silva, eletricista da Elektron.
A terceira simulação mostrou o atendimento a um morador que sem preparo e sem equipamentos de proteção levou um choque ao tentar fazer uma ligação na rede de energia. Nesse caso, a simulação objetivou alertar a população para o perigo de intervir na rede elétrica por conta própria. “Eu mesmo costumava fazer certos concertos, mas depois de ver essa encenação percebi como é perigoso e fiquei com medo. Não vou mais fazer isso”, afirmou o vendedor Antônio Marcos de Jesus.
Para Márcia dos Santos Matos, gerente de relacionamento comercial da CEMAR, atividades como a de ontem demonstram a importância dos colaboradores para a Companhia. “Tudo que está sendo feito é para mostrar ao nosso funcionário que a empresa só funciona por causa do seu trabalho e que para isso ele precisa tomar cuidado na execução das suas atividades”, conclui. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)