Ganhadores do I Concurso de Fantasia Caipira do COC

Junho será marcado por duas grandes festas: as Quadrilhas Juninas e a Copa do Mundo. Para aliar os dois eventos, o COC realiza no sábado (7), a partir das 20 horas na sede da escola, o CaipiroCopa. A festa contará com a apresentação da banda Farol de Milha que trará o melhor do Forró Pé de Serra e Xote.
A programação abrange ainda barracas de comidas e brincadeiras típicas e apresentações da quadrilha da escola e de convidados, como a Zé Comeu - campeã do concurso de quadrilhas do Arraiá da Mira 2011. Os alunos vão mesclar os trajes com elementos juninos e as cores da bandeira brasileira. Toda a narrativa da encenação da turma do ensino médio terá como tema Na Marca do Pênalti.
Para marcar a quadrilha, a escola convidou os marcadores da quadrilha que representaram o Maranhão no Festival Globo Nordeste em 2010 e 2013, Henrique da Luz e Marcos Santos.  De acordo com Henrique, a ideia da peça teatral a ser apresentada é mesclar os festejos juninos com  momento da Copa no Brasil de forma divertida. “Hoje o mundo todo fala da Copa. Então, ao invés de um casamento, vamos ter uma disputa de uma mulher por um Argentino e um Brasileiro em uma partida de futebol. É algo contemporâneo e divertido”, adiantou
“Vamos resgatar parte significativa dos elementos juninos. Desde a parte gastronômica com Arroz de Carneiro, Galinhada, Pamonha, Chá de Burro até brincadeiras típicas, como a Barraca do Beijo, Pescarias, Correio do Amor, Cadeia do Amor e outras”, destacou o coordenador de eventos, Axel Brito.
E os alunos já entraram no clima da festança. Na manhã de quinta-feira (5), todos já vestiram o figurino caipira para participar do I Concurso de Fantasias. “Nunca tinha participado de um evento assim e achei a ideia muito legal”, disse Maria Eduarda, aluna no 6º ano do Ensino Fundamental. As fantasias mais criativas receberam cartões do Play Park, ingressos do Cinesystem e vale compra do Black Dog.
Origem das Festas Juninas – A festa vem desde o período pré-gregoriano e era realizada em celebração à fertilidade da terra, que resultava em grandes colheitas. Depois, a comemoração acabou sendo incorporada pela igreja Católica em homenagem a São Pedro, São Paulo e São João. No Brasil, a tradição foi trazida pelos portugueses. (Assessoria de Imprensa)