Organizadora da mostra, a professora e artista plástica Andréia Martins

O conceito, o momento de abstração e criação da arte. Os alunos do COC e da Casa Escola Dei Bambini vivenciaram isso na prática. Desde março, eles produzem pinturas em tela que agora serão expostas no Imperial Shopping Center. A mostra de arte começa na terça (10), às 19 horas, e ficará a disposição do público durante todo o mês de junho.
 Algumas obras abordam a cultura brasileira e outras reproduzem obras de artistas brasileiros modernos como Oscar Niemeyer e Tarsila do Amaral. “O objetivo é retratar a cultura brasileira. Representar o que temos de melhor: nossa fauna, flora, as paisagens. Como estamos no período da Copa, não teve como fugir. Muitos estudantes retrataram a Copa nas telas”, disse a organizadora da mostra, a professora e artista plástica, Andréia Martins.
A exposição é composta por cerca de 100 obras do COC pintadas com tinta guache e 240 do Dei Bambino com a técnica guache sobre papel cartão - todas feitas por alunos do maternal ao 9° ano. “Todos os anos organizamos algo semelhante. No ano passado a exposição foi apenas do Dei Bambini, agora decidimos expandir. As crianças adoram. Atividades assim fogem da rotina, das aulas tradicionais. Todos ficam muito empolgados”, acrescenta Martins.
A iniciativa também é importante para o processo pedagógico, uma vez que os alunos descobrem novas habilidades, exercitam a sensibilidade e percepção. Segundo a professora, outro benefício é a aproximação dos estudantes com as artes plásticas. “É importante para eles se aproximarem da cultura das artes plásticas e dos artistas, já que na cidade nós quase não temos isso. Então, essa atividade acaba provocando uma familiarização com a arte brasileira”, destacou.
Várias pessoas ligadas a cultura foram convidadas para prestigiar o evento, inclusive Tom Neves, um dos artistas plásticos mais conceituados da cidade. “A ideia é totalmente positiva no sentido educacional e social. É importante a introdução dessas crianças no mundo artístico por que proporciona um equilíbrio na sua trajetória enquanto cidadão”, analisou o artista. (Assessoria de Imprensa)