Este ano, o COC e a Casa Escola dei Bambini aderiram ao projeto Hora do Planeta, organizado pela WWF. Trata-se de um ato simbólico, promovido no mundo todo pela ong, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o meio ambiente, apagando as suas luzes durante sessenta minutos. O ato será realizado no sábado, 28 de março de 2015, das 20h30 às 21h30, no fuso horário local.
Não há a intenção de economizar energia, mas apenas alertar que é possível a mudança comportamental de cada um em prol de um mundo mais sustentável. Durante os dias 19 e 20, a coordenadora da Academia COC de Ciências, bióloga Luciene Santana Ferreira, visita todas as salas das duas instituições para incentivar e convidar a todos para abraçar esta causa. “O grande desafio é fazer com que nós sejamos os multiplicadores, motivando pais e amigos a aderirem ao evento de abrangência global. A WWF é uma instituição séria, comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico brasileiro”, disse.
Na data marcada, além de apagar as luzes, os estudantes, juntamente com os pais, vão aproveitar a oportunidade para uma situação de interação familiar. “As crianças podem aproveitar o momento para uma roda de contação de histórias ou outra atividade com a família, aproveitando esse momento diferente”, sugeriu a bióloga.
O momento será fotografado e divulgado nas diversas mídias da escola. Os estudantes aprovaram a iniciativa. “As pessoas estão muito despreocupadas com o meio ambiente. Vou participar e convencer toda a minha família, inclusive aos que moram fora da cidade”, afirmou a aluna Sarah Araújo.
Palestra – Na parte da tarde, foi realizada para todos os alunos uma palestra com a mestre em botânica Shirley Feuerstein sobre um projeto desenvolvido por ela que visa identificar as espécies de líquens ameaçadas de extinção na Antártica.
Essas são as primeiras iniciativas dos Projetos de Extensão Cientista Mirim e Academia COC de Ciências, que visa a divulgação e a popularização da Ciência e Tecnologia (C&T) desde as séries iniciais até o vestibular durante o ano letivo de 2015.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15261
Comentários