A Associação dos Municípios da Região Tocantina (AMRT) sedia, nesta quinta-feira, 15, no auditório da Diretoria Regional de Saúde (antiga Sucam), o Seminário sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI - POA), do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA). Através dele, os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal são padronizados e harmonizados para garantir a segurança alimentar.
O evento organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) pretende capacitar técnicos municipais sobre as questões e demandas envolvendo a inspeção sanitária de produtos de origem animal, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Rede Brasil Rural, Formação de Consórcios e Comercialização, para o atendimento das necessidades, acompanhamento dos procedimentos, exigências e controles que a municipalidade deve ter em relação ao assunto.
Segundo o técnico institucional da CNM, Elias Zinczuk, o seminário já percorreu várias cidades e ainda faltam 30. “Estamos sensibilizando fiscais, secretários de Agricultura e técnicos. O nosso próximo passo é iniciar uma sensibilização voltada para os prefeitos”, afirmou. Alay Correia, superintendente do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) em Alagoas, lembrou que o setor agropecuário é responsável por 40% do PIB nacional e deve ser tratado com seriedade e responsabilidade pelos gestores.
Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Mapa e de universidades ministrarão palestras sobre o tema. O evento vai esclarecer dúvidas e incentivar a adesão de cada vez mais produtores ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Diante da importância e destaque econômico da região no contexto do agronegócio nacional, além do nível de estruturação da AMRT (Associação dos Municípios da Região Tocantina), Imperatriz é uma das 32 cidades brasileiras escolhidas para sediar o Seminário Nacional de Serviços de Inspeção Municipal -  SUASA.
O Seminário tem apoio integral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e estão sendo convidadas entidades e segmentos da cadeia produtiva, tais como ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz e região e universidades.
Para a prefeita de Vila Nova dos Martírios e presidente da AMRT, Karla Batista, os encontros agendados para acontecerem em todo o Brasil é a oportunidade para que o Governo Federal, a partir dos Seminários Nacionais com técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Confederação Nacional de Municípios, possa oferecer informação, suporte e orientação para os gestores municipais em relação às questões e demandas envolvendo a inspeção sanitária de produtos de origem animal (SISBI- POA/SUASA), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Rede Brasil Rural, Formação de Consórcios e Comercialização, para o atendimento das necessidades, acompanhamento dos procedimentos, exigências e controles que a municipalidade deve ter em relação ao assunto.
Com a regulamentação da possibilidade de inspeção de produtos de origem animal surge com enorme prioridade e interesse dos gestores municipais na implantação das ações que abrangem a implementação da inspeção municipal. O assunto é relevante, porém de enorme carência de entendimento, conhecimento e qualificação administrativa e técnica por parte dos municípios.
Localização e abrangência – De abrangência nacional, o projeto começou a ser realizado em 16 de julho, prosseguindo até setembro, com o apoio e iniciativa da CNM e suas Federações Estaduais. Com mais de 230 Associações Microrregionais de Municípios, a CNM busca envolver todos os Estados brasileiros. O projeto encaminha a realização de 32 eventos em todo o território nacional e pretende atingir todos os 5 mil 668 municípios. No Maranhão, o Seminário foi programado para apenas duas cidades: São Luís e Imperatriz. Com a participação média de 400 pessoas por evento. O seminário de hoje em Imperatriz será realizado no auditório da Diretoria Regional de Saúde, próximo ao estádio, antiga sede da Sucam.