O clássico nordestino que conta as aventuras dos icônicos Chicó e João Grilo será exibido gratuitamente no dia 28 de agosto, a partir das 13h, no CineStar. A exibição é aberta ao público e faz parte da reunião do Clube do Livro de Imperatriz, que este mês escolheu "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, como leitura.
Além do filme, o grupo se reúne para debater o livro, tido como um dos maiores clássicos da literatura brasileira moderna. A organização convida os amantes da literatura a participar do encontro e se tornar um integrante. "O clube é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas que também se interessam pela leitura e trocar experiências", ressalta Igor Miranda, fundador do clube.
O Auto da Compadecida - A obra é uma peça teatral em forma de auto, em três atos, escrita em 1955 pelo autor brasileiro Ariano Suassuna. Insere elementos da tradição da literatura de cordel, de gênero comédia e apresenta traços do barroco católico brasileiro, mistura cultura popular e tradição religiosa.
Conta a história dos nordestinos João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no Sertão da Paraíba.
A sua versão para os cinemas foi lançado em 1999, dirigido por Guel Arraes e com roteiro de Adriana. O longa-metragem recebeu as premiações de melhor diretor, melhor roteiro, melhor lançamento e melhor ator e foi considerado um dos melhores filmes do cinema brasileiro.
Clube do Livro - O Clube do Livro de Imperatriz foi criado em outubro de 2014 com o objetivo de reunir leitores da cidade e incentivar a leitura. Deste então, todo mês os membros se reúnem para debater uma obra literária. Entre os livros já lidos pelo grupo destacam-se Morro dos Ventos Uivantes, Orgulho e Preconceito, O diário de Ane Frank, O Grande Gatsby, entre outros.
Comentários