Um dos maiores clássicos da literatura e do cinema será debatido e exibido pelo Clube do Livro de Imperatriz. O grupo promoverá uma reunião sobre a obra "Laranja Mecânica" no dia 04 de dezembro, no espaço "Café Literário" do 14º Salão do Livro de Imperatriz (Salimp).
A reunião inicia às 14h com um debate aberto ao público sobre o livro "Laranja Mecânica", de autoria de Anthony Burgess. Em seguida, a partir das 16h30, será exibida a adaptação cinematográfica da obra, dirigida por Stanley Kubrick e considerada um dos melhores longas-metragens da história da sétima arte.
Criado em outubro de 2014, o Clube do Livro de Imperatriz celebra dois anos de fundação. O objetivo é reunir leitores da cidade e incentivar a leitura, para isso são promovidas reuniões mensais onde os membros debatem uma obra literária. Entre os livros já lidos destacam-se: Morro dos Ventos Uivantes, Orgulho e Preconceito, O diário de Ane Frank, Auto da Compadecida, O Grande Gatsby, entre outros.
"O clube é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas que também se interessam pela leitura e trocar experiências", ressalta Igor Miranda, fundador do Clube do Livro de Imperatriz.
Laranja Mecânica - A obra é um romance distópico publicado em 1962. Situado na sociedade inglesa de um futuro próximo, que tem uma cultura de extrema violência juvenil, onde um anti-herói adolescente dá uma narração em primeira pessoa sobre suas façanhas violentas e suas experiências com autoridades estaduais que possuem a intenção de reformá-lo. É parcialmente escrito em uma gíria influenciada pelo russo e inglês, chamada "Nadsat". É uma sátira à sociedade inglesa.
Adaptado para o cinema em 1971, Laranja Mecânica emprega imagens violentas e perturbadoras que estão relacionadas com a psiquiatria, delinquência juvenil, gangues de jovens, e outros assuntos sociais, políticos e econômicos em uma Grã-Bretanha futurista. O longa recebeu quatro indicações ao Oscar: melhor filme, diretor, roteiro adaptado e montagem.
Salimp - A feira do livro acontece de 26 de novembro a 04 de dezembro, no Centro de Convenções. Em sua 14ª edição, o Salimp conta com uma vasta exposição e comercialização de livros, e uma programação com atividades artísticas, lançamentos, shows musicais, palestras, programação infantil e visitação escolar.
O Salão do Livro integra o calendário nacional de feiras literárias e se configura como um dos maiores eventos anuais realizados em Imperatriz. Em 2015 o Salimp bateu recordes em número de volume de vendas e público. Atraiu cerca de 130 mil visitantes e foram comercializados aproximadamente, 90 mil exemplares, durante os nove dias.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15765
Clube do Livro debate e exibe "Laranja Mecânica" no Salimp
O grupo se reúne no dia 04 de dezembro, às 14h, no Café Literário, para discutir o livro e assistir ao filme
Comentários