As programações artísticas têm atraído público para Arena Multicultural

Domingos Cezar

Na reta final para encerrar no próximo domingo (13), o 17º SALIMP - Salão do Livro de Imperatriz a cada dia vem recebendo no Centro de Convenções,  um público cada vez mais crescente, tendo como principal, a classe estudantil formada por caravanas de alunos da rede municipal e estadual de ensino, bem como, das universidades.
A programação desta quinta-feira (10) no Café Literário tem início às 09h00 com um bate papo literário entre alunos da E.M. Frei Manoel Procópio com o renomado escritor Carlos Ruas (SP). Para encerrar a programação da manhã alunos do C.E. Professor Ednar Moraes promove a palestra "Um olhar sobre a literatura e as artes".
Às 14h00 o promotor público Alenilton Santos profere a palestra "As causas da deliquencia infanto-juvenil"; às 15h25 acontece o sarau literário com estudantes do Colégio CEBAMA, sob a coordenação da professora Adriana Bertoldo, seguindo-se o momento musical "Chapada não é lagoa", com o cantor/compositor Luís Carlos Pinheiro.
Após a reunião da Academia Imperatrizense de Letras, apresentação de vivências literárias com estudantes da Educação de Jovens e Adulto (EJA), da E.M. Frei Manoel Procópio; 19h55, palestra "Economia criativa" e lançamento do livro "Um sábado qualquer", do escritor Carlos Ruas, 21h00, lançamento do livro "Cidades em cena na Amazônia Oriental: agentes, dinâmicas e processos", do professor Jailson de Macedo Sousa.
  Espaço Infantil - Das 09h00 às 12h00, momento literário "Uma história puxa a outra", com alunos do PIBID, do curso de Pedagogia da UFMA; 14h00 Narrativas infantis e apresentações teatrais, com alunos da E.M. Maria Evangelista de Sousa; 15h00, Oficina "Cabelo de Lelê" e "Menina bonita do laço de fita", com alunos do IFMA/Açailândia.
Chá das Letras - Sob a responsabilidade das acadêmicas Edna Ventura e Maria Helena Ventura, o estande da AIL recebe como convidados para uma roda de música e poesia, Carla Sousa, Conceição Formiga e os músicos Humberto Santos e Jessé Zanara. Encerra com lançamento do livro "Semeando poesias e Jurandir - 90 anos de vida e história", da escritora Conceição Formiga.
Arena Multicultural - Inicia às 09h00 mais uma rodada do V Soletrando no SALIMP envolvendo quatro escolas municipais. 14h00, apresentação do grupo de dança Africânder, da E. M. Frei Manoel Procópio; 15h00 apresentação musical "Quem canta e encanta no mundo da fantasia", com alunos do Colégio Militar Tiradentes, sob a coordenação da professora Fátima Araújo.
Ás 16h00 tem início a mais uma rodada da VIII Gincana Cultural sob o comando de Zeca Tocantins; 19h00 programação artística musical com a 1ª eliminatória do XI Festival de Música de Imperatriz - FMI. A programação se encerra com o show musical "Vozes do Festival".